O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado e períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes em especial nas regiões do litoral, podendo ser acompanhados de trovoada, em especial na região sul.
A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante sul, sendo moderado a forte no litoral, com rajadas até 65 quilómetros por hora, e forte nas terras altas com rajadas até 80 quilómetros por hora, e subida da temperatura mínima.
As temperaturas mínimas vão variar entre os 1 graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Faro) e as máximas entre os 8 (na Guarda) e os 19 (em Faro).
País sob aviso amarelo
O IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, entre as 12:00 e as 24:00 de hoje.
Também por causa da chuva forte, o IPMA emitiu aviso amarelo para os grupos Central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira) e Oriental (São Miguel e Santa Maria) dos Açores até às 00:00 de terça-feira.
O arquipélago dos Açores está também sob aviso amarelo por causa da agitação marítima (até às 06:00 de terça-feira) e do vento forte (até às 18:00 de terça-feira).
As regiões montanhosas e a costa sul da Madeira estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA emitiu também um aviso amarelo para as regiões montanhosas da ilha da Madeira por causa do vento forte de sudoeste com rajadas até 95 quilómetros por hora (entre as 18:00 de hoje e as 03:00 de terça-feira) e de agitação marítima na costa sul (até às 12:00 de terça-feira), prevendo-se ondas de sudoeste com três a quatro metros.
O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.
Madremedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário