A Câmara Municipal da Covilhã chegou a acordo e vai assinar um contrato de arrendamento com a ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios, com o objetivo de instalar uma Unidade de Saúde Familiar e o Centro de Ativ’Idades no edifício que albergou os antigos Serviços Municipalizados da Covilhã (SMAS), na Rua Conde da Ericeira.
O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, afirmou que “a saúde dos covilhanenses está no topo das nossas prioridades. Este acordo vai permitir instalar naquele edifício a Unidade de Saúde Familiar, uma espécie de brigada de intervenção rápida que vai servir cerca de 12 mil pessoas, numa primeira fase”. A gestão desta Unidade ficará a cargo do ACES Cova da Beira, proporcionando aos munícipes “consultas, serviços ao domicílio e outros cuidados de saúde primários”.
A área poente do mesmo edifício será ainda aproveitada para instalar o Centro de Ativ’Idades (CAI), atualmente a funcionar no centro comercial Sporting. O CAI vai assim “dispor de melhores condições para levar a cabo as mais variadas iniciativas e de espaços mais adaptados às necessidades dos seus utentes”. Vítor Pereira destaca “a excelente localização, com boa cobertura de transportes públicos e muitas opções de estacionamento”, acrescentando a importância de “reabilitar e requalificar mais um edifício com história, numa zona nobre da cidade”.
A adaptação do espaço ao funcionamento da Unidade de Saúde Familiar implica a realização de obras, seguindo um projeto da responsabilidade da Direção Regional de Saúde. A intervenção é custeada pela Câmara Municipal da Covilhã.
O contrato de arrendamento é válido para os próximos 25 anos, com um período de carência de 1 ano, e implica o pagamento pela autarquia de uma renda mensal de cerca de 4 mil euros para ocupar uma área superior a 2000 m².
Nenhum comentário:
Postar um comentário