A freguesia da Boidobra vai contar com uma Horta Comunitária. O protocolo de cooperação foi ontem assinado entre o Município da Covilhã e a Associação Beira Serra, tendo apoio do Portugal Inovação Social, no âmbito de parcerias para o impacto do POISE.
A Iniciativa está orçada em 99.965.82€, sendo 70% comparticipados pelo POISE-Portugal Inovação Social e 30% pelo Município, como investidor social.
Para o Presidente da Câmara da Covilhã, este projeto «visa incutir nos cidadãos o gosto por trabalhar a terra, para que retirem de lá alimentos, mas há também uma componente comunitária e de solidariedade que é fundamental valorizar». Vítor Pereira sublinha ainda o fato de «as Hortas Comunitárias terem também uma componente de pequena agricultura de subsistência, com as preocupações ambientais que lhe estão associadas».
Para Marco Gabriel, coordenador da Beira Serra, «a Horta Comunitária pretende estimular a autossuficiência alimentar das famílias, a valorização da agricultura biológica e familiar e a sustentabilidade alimentar».
Na cerimónia de assinatura do protocolo, esteve também presente Alexandra Neves, representante regional da Portugal Inovação Social, que aproveitou para destacar «a importância de acompanhar e estimular os empreendedores resilientes e criar condições para que muitas destas iniciativas possam sair do papel».
A área da Horta Comunitária é de cerca de 8.844 m2 de terrenos municipais, no Bairro da Alâmpada, incluindo uma zona de lazer, um poço e ainda um pomar comunitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário