Cerca de 200 alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, voltaram a associar-se esta quarta-feira, 20 de abril, à iniciativa do Laço Azul Humano, no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, um conjunto de iniciativas promovidas pela CNPDPCJ - Comissão Nacional da Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens.
O dia internacional dos direitos da criança é já celebrado há largos anos, sendo que em todos eles é proposto às CPCJ do país que se faça um laço humano. Depois de nos últimos dois anos não ter sido possível realizar, voltou agora a ser uma realidade para estes alunos. Nos últimos dois anos, em contrapartida, foram feitos laços em casa e no dia 20 de abril foi proposto que fossem colocados à janela. “Sendo feito ao ar livre e num espaço que é público, acaba por ser mais impactante na prevenção e consciencialização da comunidade para esta temática”, apontou Rita Simão, membro da CPCJ e colaboradora do Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
Rita Simão refere ainda que “os miúdos são os próprios intervenientes, também para os capacitar desde cedo, daquilo que são os direitos deles e prevenção dos maus tratos”. Apesar de direcionado para os mais novos, afirma que este “é um papel de todos nós enquanto cidadãos: proteger os mais novos e mais vulneráveis (…) estas iniciativas servem também para nos relembrar a nós destas temáticas”.
No âmbito da CPCJ irão decorrer outras iniciativas a abordar estas e outras temáticas, de forma a consciencializar miúdos e graúdos. A CPCJ de Proença-a-Nova continua a acompanhar os casos sinalizados no concelho e tem linha aberta de contacto através do email cpcj.ProencaNova@cnpdpcj.pt ou do 939 274 247, caso sejam detetadas situações que mereçam o acompanhamento das autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário