segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Índice de Sustentabilidade Municipal de Águeda acima da média nacional

Município destaca-se em indicadores que avaliam o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Município de Águeda obteve um resultado global de 67,6 no Índice de Sustentabilidade Municipal 2022, que avalia o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, mantendo o seu posicionamento de liderança nos parâmetros avaliados face à região e ao país.

“Este índice destaca e valoriza o trabalho sério e consistente que tem vindo a ser feito no concelho nos vários domínios de governança, com vista a desenvolvimento sustentável nas áreas ambiental, social, económica ou turística”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que é evidência de que “estamos no rumo certo”.

Considerando estes resultados “muito positivos” e que colocam Águeda em destaque no quadro local, regional e nacional, o Edil defende que as metas são exigentes e ambiciosas e que “é necessário manter o foco para que a consistência que temos apresentado conduza, por um lado, à manutenção dos níveis ótimos conseguidos e, por outro, à melhoria de outros”.

O CESOP (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião) da Universidade Católica, responsável pelo estudo, avaliou um conjunto de 133 indicadores, representativos das 66 metas previstas na Agenda 2030. Na análise global aos 17 ODS, Águeda obteve um resultado de de 67,6, um valor superior aos índices conseguidos pelo país (63,8), pela Região Centro (63,4), pela Região de Aveiro (64,1) e pela média do municípios comparáveis (61,9).

Destaque para a erradicação da pobreza, em que Águeda obtém um índice de 71,0 (superior aos 52,8 no total nacional); para a água potável e saneamento, com 95,4 (78,6 no país); para as energias renováveis e acessíveis, com 94,7 (90,6 no país); para a redução das desigualdades, com 77,6 (40,1 no território nacional); ou ainda a ação climática, com um índice de 96,5 (57,0 em Portugal).

Assim, Águeda tem, atualmente, 67,6% do caminho para o desenvolvimento sustentável cumpridos, segundo os indicadores mundiais, demonstrando ainda um desempenho positivo em termos de Governança, Economia, Social e Ambiente, considerados pelo CESOP como representativos das “quatro esferas da sociedade que devem estar interligadas para assegurar um futuro sustentável, apoiadas por sistemas de governo inclusivos, coerentes e transparentes”.

Também nestes indicadores, Águeda tem um desempenho superior à média nacional, com 69,5 em Governança (59,6 no país), 69,7 em Economia (62,2 no país), 73,0 no Social (67,2 no país) e 67,8 em Ambiente (61,4 no país).

Refira-se que este estudo foi elaborado pelo CESOP (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião) da Universidade Católica e resulta de dados fornecidos por vários organismos públicos e privados, nacionais e internacionais, entre os quais o INE (Instituto Nacional de Estatística), a APA (Agência Portuguesa do Ambiente), o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), o Alto Comissariado para as Migrações, o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), a Quercus, a Turismo de Portugal, o Pordata, Direções Gerais, entre muitas outras entidades.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário