segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Pombal adere a rede de apoio ao investimento da diáspora

Pombal aderiu à Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora com o objetivo de promover, informar e apoiar o empreendedorismo da diáspora, em articulação com o gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, no seu duplo potencial enquanto origem e destino de micro e pequeno investimento dirigido a Portugal, e enquanto plataforma de internacionalização de iniciativas locais e regionais.
No âmbito da respetiva adesão, homologada pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, o município assume, entre outros, o compromisso de realizar um trabalho metódico de identificação, mapeamento e listagem dos investimentos existentes ou que venham a ser realizados nos respetivos concelhos, que sejam oriundos das comunidades portuguesas e de empresários da diáspora, partilhando a informação no âmbito da Rede. Assim como identificar boas práticas e avaliação dos resultados de investimentos oriundos da diáspora e através da diáspora e a sua posterior divulgação, através das redes internas e externas.
Caberá ainda ao município promover, sempre que possível, parcerias com entidades (por exemplo, comunidade intermunicipal, associações empresariais regionais, fundações), que desenvolvam iniciativas, projetos ou concursos ligados ao empreendedorismo da diáspora.
Por sua vez, cabe à RAID dar contributos para a implementação do Programa Nacional ao Investimento da Diáspora (PNAID), partilhar informação relevante para o mesmo e avaliar a sua execução. A Rede manterá uma articulação regular com o tecido empresarial da diáspora através da Rede Diplomática e Consular, assim como das redes externas da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e o Turismo de Portugal.
O PNAID é dirigido a emigrantes portugueses e lusodescendentes que queiram investir ou alargar a sua atividade económica em Portugal, bem como a empresas nacionais que queiram internacionalizar os seus negócios através da diáspora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário