quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Barcelos | Integração solidária e sustentável dos novos estudantes do IPCA

 
De forma a realizar uma integração mais solidária e sustentável, os novos estudantes do IPCA tiveram esta quarta-feira de manhã, através de ações e sessões de sensibilização, contacto com as temáticas do voluntariado social e ambiental.
Cinco instituições de cariz social e ambiental da cidade de Barcelos associaram-se a esta iniciativa – a SOPRO, o GASC, a Cruz Vermelha, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e os Amigos da Montanha – e abriram as suas portas para receber os estudantes recém-chegados ao IPCA, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras na dimensão humana e ambiental.
Eram dez da manhã quando mais de cem estudantes se juntaram e partiram rumo às atividades que os aguardavam. Carla Cruz, Diretora dos Serviços de Ação Social do IPCA, no início da manhã mostrava-se confiante com a iniciativa: “Acreditamos que, no final desta atividade, muitos estudantes que estão a participar se vão querer associar a estas entidades para fazer ações de voluntariado fora e dentro do contexto académico. E esse é o objetivo: plantar o gosto pela solidariedade.”
Tiago Maia, estudante no 1º ano a viver em Famalicão, escolheu fazer voluntariado com a associação Amigos da Montanha pois preocupa-se com as questões ambientais. “É algo que deveria ser ensinado em anos escolares anteriores pois é um problema futuro que nos deve preocupar a todos. Notam-se já as consequências da deterioração do ambiente.”
Gabriela Cação, estudante do 3º ano e membro da Associação Académica do IPCA, foi uma das estudantes que guiou os novos colegas nesta ação, mostrou-se satisfeita com o resultado. “Foi uma experiência muito gira. Primeiro porque estamos a acolher os novos estudantes e depois porque sentimos abertura da parte deles para participar nas atividades, e mais importante ainda, sentimos que estão a gostar das primeiras impressões no IPCA”.
No final da manhã, o balanço foi bastante positivo e Sofia Coelho, Diretora da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do IPCA, lembrou que a instituição tem estado atenta às questões da sustentabilidade e voluntariado. “Os objetivos estratégicos do IPCA têm sido cada vez mais claros e transversais com a preocupação ambiental e com as questões de cariz social e solidária e esta iniciativa está alinhada com esses objetivos. O IPCA demonstra, mais uma vez, que, a par de uma formação de excelência nos domínios técnicos e científicos, pretende também desenvolver nos seus estudantes valores solidários e humanos”.

Ana Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário