quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Braga | O I Dia da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa será celebrado nos próximos dias 1 e 2 de Outubro

> A iniciativa, que nasce com carácter anual, dará a conhecer os valores culturais materiais e imateriais da Semana Santa, fora da época da sua celebração
 
> Durante os dias da sua celebração, cada localidade que integra a Rede, onde se inclui Braga, organiza atividades que decorrerão, de forma simultânea, em cada um dos lugares
 
> Entre a diversificada programação incluem-se entradas gratuitas nos museus da Semana Santa e Irmandades, visitas a oficinas de arte sacra e de criação artística contemporânea, visitas guiadas temáticas sobre a Semana Santa, concertos e um concurso de desenho infantil.
 
O I Dia da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa celebra-se nos próximos dias 1 e 2 de Outubro. Trata-se de uma iniciativa organizada pela própria Rede Europeia que nasce com carácter anual e permitirá dar a conhecer os valores culturais, materiais e imateriais da Semana Santa, fora da época da sua celebração, para além de oferecer uma oferta turística e cultural para o público local e visitante.
 
Durante os dias em que terá lugar, cada localidade membro da Rede organiza actividades que decorrerão de forma simultânea em todos os locais que integram a mesma. Entre a diversificada programação incluem-se entradas gratuitas nos museus da Semana Santa e Irmandades, visitas a oficinas de arte sacra e de criação artística contemporânea, visitas guiadas temáticas sobre a Semana Santa, concertos de música, num total de cerca de 30 actividades que se podem consultar online em www.holyweekeurope.com.
 
Em Braga, no dia 2 de outubro, entre as 9h30 e as 12h30 h e das 14h30 às 17h30, a entrada é gratuita no Tesouro-Museu da Sé Catedral de Braga.
 
Concurso de Desenho Infantil
Integrado neste programa, a Rede Europeia está a promover um Concurso de Desenho Infantil, de âmbito europeu, com o objectivo de dar a conhecer a forma como as crianças de diferentes pontos da Europa vivem esta festa. Podem participar crianças entre os 7 e os 12 anos, tanto individualmente como em grupo. O prazo de apresentação dos trabalhos é o dia 30 de Setembro. A decisão do júri será conhecida entre os dias 10 e 14 de outubro de 2022, com prémios de material escolar para os vencedores. Será criada uma exposição virtual, na página Web da Rede Europeia, onde poderão ser observados os trabalhos de todos os participantes. O regulamento pode ser consultado em www.holyweekeurope.com.
 
Mais sobre a Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo, em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión (Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha). Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca, em Múrcia e Viveiro, em Lugo.
 
Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.
 
Abel Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário