O CNS | Campus Neurológico contribui mais um ano para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com doença neurodegenerativa.
TORRES VEDRAS, 14 DEZEMBRO 2022
Pelo 5º ano consecutivo, o CNS | Campus Neurológico atribui um prémio no valor de 2.000€ e duas menções honrosas no valor de 500€ a projetos que visam melhorar a vida de pessoas com doenças neurodegenerativas.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 14 de Dezembro, no CNS | Campus Neurológico. João Silva, Engenheiro Biomédico, viu o seu trabalho reconhecido com o 1º prémio. Intitulado como “Análise de Elementos Traço e Biomarcadores para a Doença de Parkinson através de XRF e Espectroscopia de Raman”, o projeto vencedor tem como objetivo investigar e adotar uma abordagem diferente, para a compreensão da génese e progressão da doença de Parkinson. Foram distinguidas ainda duas Menções Honrosas: o projeto "CogniTolls", criado por Aline Fragas e António Ramiro, ambos estudantes do mestrado em Engenharia Biomédica no Instituto Superior Técnico de Lisboa; e o projeto "re.MIND", criado por Carla Figueiredo, Francisco Jorge, Sandra Branquinho e Susana Alexandre, enfermeiros no Centro Hospitalar do Oeste, Unidade de Torres Vedras e no CHLC, Hospital de Santa Marta.
O Prémio CNS nasceu com o objetivo de homenagear e reconhecer o papel de José Ferreira Júnior & João Januário Coutinho na génese do projeto CNS, como exemplos do potencial associado a um envelhecimento saudável e da necessidade de lutarmos contra a “crueldade” do declínio associado às doenças neurodegenerativas.
Tem como finalidade estimular na população em geral a criação de iniciativas, projetos e trabalhos que visem melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças neurodegenerativas (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, entre outras) ou contribuir para a promoção da saúde na população adulta. Todos, independentemente da idade ou profissão, são convidados a concorrer, podendo as candidaturas ser individuais ou em grupo.
As candidaturas foram avaliadas por um júri composto pela Dra. Carolina Coutinho Ferreira (Presidente do júri e farmacêutica), pelo Dr. Carlos Paiva (médico), pela Dra. Maria Manuel Carvalho (psicóloga), pela Fisioterapeuta Filipa Pona-Ferreira, pelo Dr. António Bastos (arquiteto) e pelo Frei Hermínio Araújo (sacerdote franciscano).
O CNS | Campus Neurológico dá os parabéns aos vencedores e agradece a todos os que contribuíram submetendo uma candidatura.
Sobre o CNS | Campus Neurológico
O CNS | Campus Neurológico nasce com o objetivo de facultar a doentes, familiares e cuidadores, num mesmo espaço físico, uma abordagem multidisciplinar, especializada em doença de Parkinson e outras doenças do movimento, doença de Alzheimer e outras demências, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e outras doenças neurológicas.
Adicionalmente, através das unidades CNS Science e CNS Academy, o CNS pretende conciliar uma atividade clínica de excelência com a condução de projetos de investigação de qualidade e a formação de profissionais de saúde e do público em geral.
O CNS tem como missão melhorar a qualidade de vida e autonomia dos seus doentes, utilizando para tal uma abordagem multidisciplinar especializada, realizada por profissionais de saúde de competência reconhecida, em colaboração com os familiares e cuidadores. Tem ainda o propósito de formar os doentes e famílias, tornando-os parte integrante do processo de decisão clínica.
Relembramos que as candidaturas à 6ª Edição do Prémio CNS José Ferreira Júnior & João Januário Coutinho, estarão abertas de 1 de Junho a 30 de Novembro de 2023.
O CNS agradece a participação e felicita o empenho de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário