quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

“Melodias de Sempre” no 18.º aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz a cidade


O 18.º aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade vai ser assinalado no dia 8 de dezembro, às 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, com o concerto “Melodias de Sempre”, com Pedro Zagalo e João Mendonza. Nesta cerimónia, a autarquia vai atribuir medalhas a personalidades, instituições e empresas que se distinguiram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de atuação, contribuindo para o engrandecimento e o prestígio do concelho. As distinções foram propostas pelo Executivo Municipal e aprovadas pela Assembleia Municipal.
 
A Medalha de Ouro vai ser atribuída ao Núcleo de Reguengos de Monsaraz da Liga dos Combatentes, um dos 116 núcleos da Liga dos Combatentes no país, assim como à Santa Casa da Misericórdia de Monsaraz, fundada em 1511 por ação do Duque de Bragança, D. Jaime, que congregando as elites locais e os irmãos da antiga confraria medieval do Espírito Santo lhe concedeu o seu primeiro estatuto em 1520. José Carlos Singéis, médico que desempenhou a sua atividade profissional no concelho e que foi presidente da Assembleia Municipal de Reguengos de Monsaraz entre 2002 e 2013, vai ser agraciado com a Medalha de Ouro a título póstumo.
 
A Medalha de Mérito Científico vai ser entregue a Antónia Rogado Sepúlveda, Diretora do Departamento de Patologia na Universidade George Washington, Diretora dos Laboratórios do Hospital da Universidade George Washington e membro do comité que decide sobre os estudos clínicos terapêuticos que recebem apoio do Centro Nacional do Cancro nos Estados Unidos da América. Antónia Sepúlveda distingue-se como medica-cientista na área da patologia molecular e genética e como patologista na especialidade de patologia de doenças do aparelho digestivo. Na investigação está a trabalhar na área de estudos moleculares no cancro, em particular do estômago, esófago e cólon, tendo avançado no conhecimento sobre os mecanismos e as alterações genéticas que levam a estes tumores.
A Medalha de Mérito Cívico vai ser atribuída à ANI+ Reguengos – Associação de Proteção de Animais de Reguengos de Monsaraz, organização que com uma vasta rede de voluntários promove a luta contra o abandono e maus tratos a animais de companhia. Com a Medalha de Mérito Desportivo vão ser distinguidos Tomás Dias, que conquistou recentemente na sua moto o primeiro lugar no Troféu Promoção do Campeonato Nacional de Todo o Terreno, João Félix, que em representação de Portugal se sagrou no mês passado vice-campeão mundial por equipas em duplo minitrampolim, e a Sociedade Columbófila Corvalense, fundada há 70 anos para promover a prática desportiva com pombos-correio.
 
A Medalha de Mérito Empreendedor vai ser atribuída a Luís Filipe Perdiz, que tem estado envolvido em vários projetos de consultoria enológica, desempenhou funções como técnico de viticultura na ATEVA - Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo e na Sociedade Agrícola Terras da Gama, tendo em 2017, juntamente com três sócios, criado a Elite Vinhos, empresa de Reguengos de Monsaraz que já comercializa mais de 100 mil garrafas de vinho por ano e que conquistou diversos prémios com os seus vinhos. A Medalha de Mérito Ambiental vai ser atribuída ao Agrupamento 1085 de Reguengos de Monsaraz, agrupamento de escuteiros fundado em 1996 que tem contribuído para formar melhores cidadãos e integrado centenas de jovens do concelho que têm participado nas suas ações de proteção da natureza.
 
A Medalha de Mérito Social vai ser entregue à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Santo António do Baldio, fundada em 1997, e ao Centro Social Paroquial de Nossa Senhora do Rosário de São Pedro do Corval, constituído em 1989, instituições que promovem o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes das suas estruturas residenciais para pessoas idosas, dos centros de dia e no apoio domiciliário. 
 
A Medalha de Bons Serviços e Dedicação ao Município de Reguengos de Monsaraz é atribuída aos trabalhadores municipais que se distinguiram exemplarmente no desempenho das suas tarefas, com mérito, dedicação e assiduidade dignos de realce e isentos de qualquer penalidade no registo disciplinar. Assim, António Marcão que se aposentou com 25 anos de serviço efetivo vai receber a Medalha de Prata e Carmelita Valadas, Manuel Fernandes e Maria Fernandes que se reformaram com 15 anos de serviço efetivo vão receber a Medalha de Bronze.

 Carlos Manuel Barão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário