quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Na próxima sexta-feira e sábado, Espetáculo comunitário “Thalassos” é apresentado em Cantanhede

 

A Praça Marquês de Marialva, junto ao edifício dos Paços do Município, recebe na próxima sexta-feira e sábado, dias 8 e 9 de outubro, a partir das 21h30, o espetáculo comunitário “Thalassos”.

À semelhança de outros projetos comunitários já apresentados em Cantanhede, também esta representação teatral terá a direção artística a cargo de André Varandas, neste que será um desfile de várias narrativas em torno do tema central - O Mar –, fulcral neste contexto e experiência sociocomunitária, muitas delas relatadas no plural, experiências vividas, motivos de suscitam episódios relatados por quem os experienciou, em que o mar sempre participou e testemunhou desde tempos imemoriais.

A representação teatral e musical resulta da plena concretização de um projeto partilhado, em que a participação de representantes das forças vivas culturais locais se fundem num todo, num mesmo resultado, seja pelo próprio movimento coletivo das associações, que assumem um papel preponderante na dinâmica e afirmação cultural local, seja pela participação de valores individuais dos três territórios – Cantanhede, Mira e Figueira da Foz. É uma oportunidade de partilha de experiências e saberes, cujo resultado será sem dúvida a manifestação do coletivo, do contributo de cada um e de todos, para que este espetáculo seja marcante. Esta iniciativa de dimensão multidisciplinar e de criação artística integra mais de 100 pessoas, entre atores, cantores, figurantes, músicos, em que se fundem a música, o teatro, as artes performativas e multimédia.

Várias associações do concelho se juntam a este projeto, como Rancho Folclórico “Os Lavradores” de Cordinhã, Rancho Folclórico Rosas de Maio (Febres), Rancho Folclórico "Os Bairradinos" de Ourentã, Grupo Folclórico de Sanguinheira, Grupo Típico de Ançã, Grupo Típico de Cadima, União Recreativa de Cadima, Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede e Pequenas Vozes de Febres.

A entrada no evento é gratuita bastando para o efeito efetuar uma reserva prévia através do contacto 231429813, no site https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/114588-thalassos-praca_marques_de_marialva ou desloca-se ao Museu da Pedra, Museu ZX Spectrum e Posto de Turismo de Cantanhede, das 9h00 às 17h00.

Recorde-se que projeto “O Mar que nos Une” é um Programa Cultural em Rede entre os municípios de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira e visa projetar a imagem dos territórios dos três municípios envolvidos, através da realização de eventos associados ao património, à cultura e a bens culturais identitários.

Partindo do vasto e rico património cultural existente na Região Centro e, em particular, dos três municípios que contemplam no seu território praias oceânicas, este projeto permite concretizar uma riquíssima experiência no que concerne a uma programação e dinamização cultural em rede.

Thalassos” é o termo grego para designar essa massa imensa de água salgada que cobre grande parte do globo, que levou muitos povos rumo à descoberta do desconhecido, aventureiros que se dispuseram a desbravar acessos inóspitos, enfrentando todos os perigos, a fazer história perante muitas adversidades e que, por fim, ajudaram a descobrir o mundo aprimorando as técnicas, os meios e sobretudo estreitando relações entre os povos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário