O vice presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP), Paulo Cardoso, rejeitou o alarmismo em torno da falta de sangue nos hospitais e apelou à dádiva regular, lembrando que o sangue tem validade.
O dirigente falava à Rádio Portalegre na sequência do alerta da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES), para a “preocupante” escassez de sangue.
Paulo Cardoso reconhece que o número de dadores tem vindo a diminuir, muitos por atingirem o limite de idade, mas insiste que o alarmismo não é o caminho para reverter a situação.
Segundo Paulo Cardoso, para garantir as reservas nos hospitais são necessárias mil dádivas diárias e supondo que surgem três mil, “não é propriamente um bom sinal, porque o sangue tem validade”.
O mesmo responsável acrescenta que a reserva nacional de sangue não apresenta níveis muito reduzidos, com 18 dias para o (O-) e 20 dias para o (A+), considerando que o que é importante é fazer uma boa gestão.
Para fazer face à diminuição de dadores Paulo Cardoso deixa um apelo aos jovens, lembrando que para dar sangue basta ter mais de 18 anos, mais de 50 quilos e um estilo de vida saudável.
Fonte: Rádio de Portalegre
11/01/2023
NB: Todos anos acontece este dramatismo. A sede de protagonismo, a ansia para aparecer na imprensa explica a razão de ser destes apelos injustificados, uma vez que diz respeito ao IPST fazê-los.
A ADASCA - Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (uma das maiores da zona centro) não se revê nestes apelos. Isto diz-nos em que País vivemos e quem manda, é tudo feito numa descoordenação inadmissível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário