Os agueiros são uma das principais causas de salvamentos nas praias. Se em plena época balnear são muitos os casos de pessoas que têm apanhado grandes sustos e até mesmo morrido afogadas nas praias portuguesas, fora da época balnear a situação ainda se torna mais dramática. É uma situação perigosa, mas que pode ser evitada.
Este guia ensina-nos como agir em caso de sermos apanhador por um agueiro.
Em primeiro lugar, a pessoa deve manter-se calma e tentar flutuar, isto porque o agueiro apenas o irá afastar de terra. Depois é seguir as instruções e ter muito cuidado, pois estas “rip currents” podem ser muito traiçoeiras.
Nestas situações é importante não entrar em pânico e, muito menos, remar contra a corrente na direção de terra. É um esforço inglório e que poderá fazer com que as pessoas se esgotem mais rapidamente. O melhor a fazer é começar a remar para o lado e, assim que possível e se sair do agueiro, tentar apanhar uma onda para terra.
Voltamos a alertar para os perigos das praias não vigiadas e para o perigo dos agueiros e das correntes. Embora por vezes o mar pareça bastante convidativo, o perigo está sempre à espreita.
Respeitem o mar e os avisos, vejam este vídeo e protejam-se, partilhem para evitar que este tipo de situações volte a acontecer.
Meo Beachcam
Nenhum comentário:
Postar um comentário