I – Feira do Livro de Aveiro regressa sexta-feira e estende-se até ao início de junho
- 19 de maio a 04 de junho
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) organiza a 47.ª edição da Feira do Livro de Aveiro na envolvente do ATLAS Aveiro, com inauguração agendada para as 17h00, do dia 19 de maio, momento que contará com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves.
A Feira do Livro 2023 estará de portas abertas até 4 de junho, de segunda a quinta-feira, das 15h00 às 20h00, sextas-feiras das 15h00 às 23h00, sábados das 10h00 às 23h00 e domingos das 10h00 às 20h00.
Com um programa constituído por lançamentos de livros, conversas com escritores e cantores, tertúlias e animação, a CMA procura realizar um evento literário de referência nacional, na Região de Aveiro.
No primeiro dia, destaque para o momento de Poesia marcado para as 21h30, no Espaço Autores – ATLAS Aveiro, com a participação da autora do livro “O Manifesto pelos Leitores de Poesia” de Filipa Leal, Pedro Lamares e Carolina Rocha.
O programa conta ainda com a presença de diversos autores nacionais, muitos de referência e figuras mediáticas da Cidade e Região de Aveiro.
Leitores à conversa com autores
Este ano a CMA reitera a aposta numa edição novamente ao ar livre e que se vai desenrolar na envolvente ao ATLAS Aveiro, onde o público poderá encontrar algumas das últimas novidades da literatura e o célebre Livro do Dia, bem como o Espaço Autores, com momentos privilegiados para poder conversar com os seus autores favoritos ou descobrir novos talentos literários.
Num processo contínuo de crescimento, a Feira contará com a presença de 150 editoras nacionais e sete livreiros, incluindo livreiros aveirenses.
Programa de animação
A Feira do Livro apresenta um programa de animação cultural diversificada, com atividades para todos os gostos e para todas as idades. Muitos momentos musicais protagonizados por agentes locais, numa clara aposta no apoio ao setor cultural local.
O programa completo está disponível para consulta aqui<https://www.cm-aveiro.pt/ visitantes/eventos/feira-do-li vro-2023>.
Destaque para a presença dos seguintes autores nacionais e internacionais e ainda de cantores:
20 de maio
Filipe Miranda, José Fanha e Alberto Manguel e Miguel Ângelo
21 de maio
Saphir Cristal e Álvaro Laborinho Lúcio
27 de maio
Hélio Loureiro, Alberto Miranda, Itamar Vieira Júnior e José Rodrigues dos Santos. Samuel Úria.
28 de maio
Tanya Ruivo e João Pinto Coelho.
3 de junho
Márcia.
4 de junho
Rui Vilhena, Hugo Sampaio, MG Ferry e Luís Corte-Real.
II – Dia Mundial da Hipertensão Arterial evocado em Aveiro
- Programa SAUD’Aveiro -
No dia 17 de maio, quarta-feira, a Câmara Municipal de Aveiro, em parceria com o Centro Hospitalar de Aveiro, Universidade de Aveiro – Escola Superior de Saúde e Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga irá assinalar o Dia Mundial da Hipertensão com o regresso, após a pandemia, do programa “SAUD´Aveiro – Saúde na Praça”, que acontece na Praça do Mercado Manuel Firmino, durante todo o dia (das 10h30 às 17h00).
O PROGRAMA SAUD´Aveiro – Saúde na Praça consiste num conjunto de iniciativas do Município de Aveiro que se têm efetuado no decorrer da última década, através de ações de rastreios na área da saúde, de promoção de estilos de vida saudável e prevenção de doenças e o aumento da literacia em saúde da população em geral.
A evocação em Aveiro deste dia mundial da Hipertensão Arterial terá como lema “Ao Ritmo Certo - Gestos que salvam Vidas” irá, ao longo do dia, fazer demonstrações de suporte básico de vida; “Stop Hipertensão com a Alimentação” irá apresentar várias sugestões de alimentação saudável e dieta; “Relaxa a tua tensão com Animação” consiste em diferentes momentos de yoga, ginástica de relaxamento e risoterapia.
O Dia Mundial da Hipertensão é celebrado anualmente e tem como objetivo promover a consciencialização pública sobre o perigo desta doença, como a prevenir e controlar.
A tensão arterial é a força exercida pelo sangue nas paredes das artérias. A tensão arterial elevada significa que o sangue está a exercer demasiada força contra as artérias, o que constitui um fator de risco para muitas doenças, tais como enfarte cardíaco, AVC (trombose) e insuficiência renal.
Estima-se que, em Portugal, 42% da população tem hipertensão arterial e que 32% do total dos óbitos se devem a doenças cardiovasculares.
III – Noite dos Museus
e Dia Internacional dos Museus em Aveiro
Sob o tema sustentabilidade e bem-estar, a Câmara Municipal de Aveiro assinala no próximo dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, com a realização de várias atividades, para além da entrada livre nos Museus de Aveiro nesse mesmo dia.
No Museu da Cidade será apresentado o documentário “O Salgado Aveirense”, no Museu de Aveiro / Santa Joana será exibido o filme “Princesa Santa Joana” e o filme “A Arte Nova” será no Museu Arte Nova
No dia 18, quinta-feira, serão desenvolvidas visitas guiadas: pelas 10h00 será a visita “Botica” no Museu de Aveiro / Santa Joana, seguindo-se “Um animalário nas Ruas de Aveiro” no Museu Arte Nova. Durante a tarde, a visita será às 15h00, no Ecomuseu Marinha da Troncalhada, e terminando com“O Parque na Cidade”, no Museu da Cidade.
IV – “Bom dia Cerâmica” comemora Dia Europeu da Cerâmica em Aveiro, no próximo fim-de-semana
- 20 e 21 de maio -
A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) lança em Portugal no próximo fim de semana 20 e 21 de maio a "operação" europeia, “Bom dia Cerâmica 2023”.
Duas dezenas de Cidades e Vilas cerâmicas Portuguesas, juntamente com o Agrupamento Europeu Territorial das Cidades Cerâmicas (AEuCC) - sete países e duas centenas de cidades, a maior plataforma mundial desta tipologia, realizam no próximo fim de semana, 20 e 21 de maio, uma ação de promoção e dinamização da cerâmica, com vista a dar-lhe a devida visibilidade e expressão artística ligada à origem da Humanidade.
Pelo quarto ano consecutivo, Aveiro (membro fundador e atualmente com o cargo da Presidência da AptCVC) comemora o “Bom Dia Cerâmica” através de um Programa onde se destaca a “Festa da Cerâmica - Ceramic Street Fest Aveiro”, no dia 20 de maio, sábado, nos Claustros da Igreja da Misericórdia, entre as 10h00 e as 18h00. Esta mostra de cerâmica, do artesanato à investigação e tecnologia conta com a participação de artistas e artesãos locais, bem como de várias entidades ligadas ao universo da cerâmica (Universidade de Aveiro | DEMAC, a Associação de Artesãos da Região de Aveiro - A BARRICA, a ACAV - Associação Arte e Cultura de Aveiro, Afonso Henrique, Atelier Aquiles Cerâmica e Pássaro de Seda). Terão lugar demonstrações ao vivo e oportunidades para experimentar.
Com sessões às 11h30 e às 15h30, na Sala do Despacho da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, dinamiza-se a oficina de música criativa com materiais cerâmicos “A Cerâmica dá-te Música”, na qual os participantes exploram as sonoridades provenientes de objetos cerâmicos de cariz utilitário. Esta atividade requer inscrição obrigatória, mediante marcação prévia para o email: museusdeaveiro@cm-aveiro.pt.
Às 16h30, no Edifício ESTAÇÃO, a ceramista Carmo Stichini faz uma visita comentada à exposição “O Sonho do Ceramista”, uma exposição que dá a conhecer o trabalho da ceramista Carmo Stichini, que criou uma residência artística no Museu de Cerâmica de Sacavém, durante a qual revisitou os moldes da antiga Fábrica de Loiça de Sacavém e com eles criou obras em faiança vidrada.
As atividades do Bom Dia Cerâmica prolongam-se até domingo, dia 21, com uma Visita Guiada ao Roteiro do Azulejo de Aveiro, tendo o seu início às 11h00, no Museu da Cidade.
Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]
Nenhum comentário:
Postar um comentário