- Depois da Educação e Saúde, segue-se o Trabalho enquanto principal motor para o Desenvolvimento Humano.
- 63% dos portugueses consideram que os Cidadãos são os principais promotores deste desenvolvimento.
- 43% dos portugueses consideram que as Empresas têm igualmente um papel a desempenhar.
- Atualmente, só 24% dos portugueses apontam para um grau de envolvimento elevado com a sua empresa, o que se revela particularmente importante tendo em conta a retenção ou migração de talentos.
- Além do salário, os trabalhadores valorizam benefícios como refeitório (33%) ou dias de férias extra (31%).
Os portugueses consideram que a Educação, a Saúde e o Trabalho são os motores principais para o Desenvolvimento Humano. A conclusão consta do estudo “Desenvolvimento Humano, fator chave para o sucesso de Portugal”, realizado pelo Cetelem – marca comercial do BNP Paribas Personal Finance.
39% dos portugueses entendem que a Educação é o principal fator que fomenta o desenvolvimento da sociedade, evidenciando a importância atribuída ao ensino no país. Em Portugal, o setor da Educação tem enfrentado inúmeros desafios, como por exemplo, o abandono escolar precoce, o nível de escolaridade da população, greves de professores ou uma classe docente mais envelhecida, como tem sido referido por diversas entidades, como o Conselho Nacional da Educação.
O tema é igualmente destacado no Relatório de Desenvolvimento Humano 2019, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sublinhando que os jovens com famílias sem forma de investir na educação entram para o mercado de trabalho em desvantagem. Na prática, este obstáculo traduz-se em salários inferiores comparativamente aos provenientes de famílias com maiores rendimentos.
Saúde e Trabalho: outros pilares fundamentais para o desenvolvimento da sociedade
A Saúde é referida como outro dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano. 22% dos portugueses referem-na, sendo o segundo tema top of mind na associação a este progresso, reforçando ainda mais a sua importância desde a pandemia de Covid-19.
Já 8% dos portugueses entendem que o Trabalho é o terceiro domínio associado ao desenvolvimento humano. Isto numa altura em que diversas empresas e organizações enfrentam vários desafios decorrentes do contexto de volatilidade mundial. Os diferentes resultados do estudo sugerem que os portugueses querem ver reforçada a consciencialização por um país e mundo mais desenvolvidos.
Cidadãos: principais promotores do desenvolvimento humano
63% dos portugueses consideram que os Cidadãos são os principais responsáveis pela promoção do desenvolvimento humano. Seguem-se o Estado (57%) e as Escolas (55%), que, no entender dos inquiridos, são chamados a desempenhar um papel de relevo neste domínio.
Neste contexto, 43% dos portugueses consideram que as Empresas têm igualmente um papel a desempenhar no desenvolvimento da sociedade. Uma ideia partilhada pelas Empresas consultadas no estudo, que consideram ainda que quanto maior for o Desenvolvimento Humano no seio da organização, maior será a sua competitividade, o que consequentemente resultará no aumento da competitividade nacional.
Há mais vida para lá do salário?
Benefícios como o acesso ao refeitório (33%) e a dias de férias extra além dos definidos por lei (31%) estão no topo da preferência dos portugueses como as vantagens laborais mais valorizadas além do salário. Os Planos ou Seguros de saúde (20%) e a flexibilidade laboral (17%) são benefícios que têm vindo a ganhar cada vez mais peso no processo de tomada de decisão dos portugueses quando o assunto é a continuidade ou mudança de emprego. Só 3% dos portugueses dizem valorizar os benefícios inerentes aos Plano Poupança Reforma (PPR).
Discutir o futuro do trabalho, em Portugal, passa por aceitar uma mudança cultural, desde as pequenas às grandes empresas, de acordo com o estudo. Em matéria de evolução tecnológica e de flexibilidade laboral, a questão cultural é vista como um entrave para que as Empresas consigam acompanhar e valorizar as novas condições apreciadas pelos colaboradores.
1 em 4 portugueses têm um elevado grau de envolvimento com a sua empresa
Atualmente, apenas 24% dos portugueses apontam ter um grau de envolvimento elevado com a sua empresa. 55% dizem ter um grau mediano e 16% falam num nível baixo ou inexistente, o que se revela particularmente importante tendo em conta a retenção ou migração de talentos. Relativamente à missão, objetivos e valores da empresa, a maioria dos inquiridos portugueses (96%) identifica-se com os valores da empresa para a qual trabalha, mas apenas 13% se dizem muito ou totalmente alinhados com esses valores.
Relativamente à procura de outro trabalho, 53% dos inquiridos afirma não estar à procura, 49% falam bem da empresa para a qual trabalham, 48% recomendam-na a amigos e familiares e 47% sentem orgulho no seu empregador, vestindo a camisola de forma intencional.
Quanto ao nível de iniciativa e proatividade dos profissionais, 41% dos portugueses referem que tomam iniciativas sem que lhes seja pedido pelos seus gestores e 37% apresentam novas ideias de forma espontânea e regular. 70% dos portugueses referem também que comunicam de forma constante com os seus líderes e que os objetivos da empresa lhes são apresentados e claros.
Metodologia
Para a concretização do estudo, entre 4 de julho e 26 de setembro de 2022, foram realizados inquéritos a empresas francesas em Portugal e a cidadãos em território nacional. Foram igualmente efetuadas entrevistas por escrito a dez empresas francesas em Portugal, e convidados diversos autores de Universidades e Empresas. Os inquéritos às empresas francesas em Portugal foram realizados online pela área de Prospetive do BNP Paribas Personal Finance e abarcaram um total de 33 entidades: 15 empresas com 250 trabalhadores ou mais; 10 com 50-249 trabalhadores; 4 com 11-49 e 4 com menos de 10 trabalhadores. Os inquéritos aos cidadãos foram realizados pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ. Este estudo teve por base uma amostra representativa de 1000 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade, profissionalmente ativos. As amostras foram estratificadas por distrito, género, idade e níveis socioeconómicos e conta com um erro máximo associado de +/- 3.1 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas telefónicas foram assistidas por computador (CATI), com informação recolhida por intermédio de questionários estruturados de perguntas fechadas.
O estudo Desenvolvimento Humano, fator chave para o sucesso de Portugal foi realizado pelo Cetelem – BNP Paribas Personal Finance, entidade especialista em crédito ao consumo do Grupo BNP Paribas, que é um player Europeu de referência no sector, que está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, tem como propósito promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável para apoiar clientes e parceiros. Uma missão diária de mais de 650 colaboradores – especialistas em crédito pessoal, financiamento automóvel, cartões de crédito e seguros. Produtos subscritos por milhões de clientes no site, na app, por telefone, nas lojas ou num dos 3800 estabelecimentos de parceiros.
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ATREVIA
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