segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Grupo de Conselheiros Nacionais do PSD quer eleições primárias para eleger o Líder, com Congresso em simultâneo

 
Um grupo de Conselheiros Nacionais do Partido Social Democrata (PSD), afetos à Lista C (eleita no último Congresso Nacional), pedem uma alteração estatutária que reforme e aproxime o Partido dos Cidadãos, com a introdução do sistema de eleições primárias, abertas a Cidadãos e Militantes, para a nomeação do Presidente do PSD e candidato a Primeiro-Ministro, com a votação a decorrer em simultâneo com o Congresso.
O PSD tem nesta revisão Estatutária uma oportunidade de entregar aos portugueses a resposta que todos esperam: um partido e um sistema político mais próximo, que incentive à participação civil, que atraia os mais qualificados e mais competentes para os seus quadros e que, em súmula, coloque Portugal e os Portugueses, na linha da frente da sua ação.
A revisão estatutária no PSD deve ser utilizada como pretexto, para que, perante as sérias dificuldades que os portugueses atravessam, em vários sectores da inteira responsabilidade do Governo, nomeadamente na Saúde, na Educação, na Habitação e em tantas outras áreas, o PSD parta para a apresentação de uma proposta e estratégia política, capaz de resgatar o país da incompetência socialista, para reformarmos Portugal.

Assim, considerando que:
- Existe um gritante afastamento entre o PSD e a sociedade civil;
- Os congressos eletivos espoletavam um substancial interesse na sociedade portuguesa;
- As eleições diretas constituíram um mecanismo de pluralidade e democratização do partido;
- É vital para a dinâmica do PSD convocar e fazer participar na sua vida interna os setores mais dinâmicos da sociedade civil.

Propõe-se que a eleição do Presidente do PSD decorra através de Eleições Primárias, abertas a cidadãos e militantes decorrendo a votação em simultâneo com a realização do Congresso.

NOTA: Esta proposta (entre outras) foram submetidas, por e-mail e em devido tempo, para a comissão de revisão estatutária constituída pela Comissão Política Nacional

Os Subscritores:
André Pardal*
Ricardo Bessa*
Eduardo Castro Marques*
Ricardo Nunes*
Paulo Calado *
Bruno Lage*
Simão Santana
João Gabriel Martins
Marco Rodrigues
Ana Brandão
António Pinheiro Torres
António Alvim
Paulo Ribeiro

*Eleitos diretamente. Os restantes subscritores participam no Conselho Nacional do PSD em regime de substituição dos eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário