A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue com a apresentação do trabalho realizado pelo Presidente José Ribau Esteves e pelas equipas eleitas no quadro político da Aliança com Aveiro (coligação PSD, CDS, PPM), nos últimos dez anos (2013 – 2023).
Esta semana é abordado o tema Educação, uma área prioritária da gestão da CMA, com relevante importância ao longo da última década, alicerçada nos objetivos de qualificar, renovar e melhorar as infraestruturas, tal como a vida de todos os profissionais de Educação e das nossas Crianças e Jovens.
Qualificar, renovar e melhorar
Desde 2013, a CMA já recuperou e qualificou dez Estabelecimentos de Ensino, num investimento de 14 milhões de euros, com a utilização de Fundos Comunitários.
Neste momento estão em execução as obras de requalificação e ampliação das Escolas Básicas do Solposto (3 milhões de euros), das Barrocas (2,1 milhões de euros), dos Areais (1,4 milhões de euros), de Eixo (1,4 milhões de euros), do Centro Escolar de Santiago (514 mil euros) e de construção do novo Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima (3,3 milhões euros).
Todas as obras concluídas e em curso representam um investimento global da CMA no valor de 25,7 milhões de euros.
Em 2023 estão em curso os projetos de reabilitação das Escolas Básicas da Alumieira (Esgueira), das Leirinhas (Aradas) e de Sarrazola (Cacia) e do Jardim de Infância de Eixo. Depois destas operações ficam apenas a faltar as operações de qualificação do Jardim de Infância de Oliveirinha e da Escola Básica da Costa do Valado, dando cumprimento até ao final do presente mandato (2021/2025) a qualificação total do nosso Parque Escolar.
Descentralização na Educação e o PAEMA
Falar de Educação é falar do futuro das novas gerações, é falar do desenvolvimento da Comunidade. Assim, a CMA faz um balanço muito positivo do processo de descentralização na área da Educação, que teve o seu início formal a 01 de setembro de 2020 e a que corresponde a responsabilidade de gestão das refeições escolares, do pessoal não docente, dos transportes escolares e especializados, bem como a componente de Serviço de Apoio às Famílias e a assunção de todas as despesas de funcionamento dos Agrupamentos de Escolas.
Acresce à boa gestão da área da Educação, o Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA), um instrumento muito importante, com dezenas de projetos e que envolve cerca de 11 mil alunos de toda a Comunidade Escolar.
O PAEMA define responsabilidades, objetivos e ações a realizar pela CMA com incidência na vida da Comunidade Educativa, dando a conhecer a rede escolar e oferta educativa, bem como as competências do Município em matéria de Educação, ligadas à gestão quotidiana.
Educação STEAM
A aposta na inovação através da Educação STEAM, com incentivo ara a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática é outros pilares fundamentais da boa gestão da Educação no Município de Aveiro.
Desde 2019 que a CMA implementou oito programas relacionados com a temática da inovação nas Escolas Básicas e Secundárias, além de projetos e iniciativas paralelas para crianças e jovens.
Fruto desta capacidade e visão de futuro, a CMA foi premiada em 2022, com o 3.º lugar nos European Capital of Innovation Awards. Tratou-se do reconhecimento pelo Conselho Europeu de Inovação, do mérito e qualidade de Aveiro, como Cidade Europeia Inovadora em Ascensão, com destaque para o desenvolvimento das políticas STEAM no programa Educativo do Município.
A Educação é a principal prioridade do investimento da CMA, numa ação desenvolvida em Equipa, com toda a Comunidade Educativa, com destaque para as direções dos Agrupamentos de Escola do Município.
[apresentação disponível aqui<https://we.tl/t-IgJ67gA49 8>]
Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário