O Município de Reguengos de Monsaraz vai avançar no próximo ano com a construção na cidade de uma via pedonal acessível para todos os cidadãos. A autarquia pretende que os reguenguenses e os visitantes possam atravessar a pé toda a cidade de forma segura e confortável, contribuindo para que disfrutem de Reguengos de Monsaraz e para a promoção de hábitos de vida saudáveis.
Esta requalificação urbana vai beneficiar ruas, largos e passeios, criando um corredor verde e incentivando a mobilidade para todos os cidadãos. A construção da Via Pedonal de Reguengos de Monsaraz enquadra-se na estratégia municipal para a mobilidade inclusiva e sustentável, foi candidatada em maio de 2022 ao Plano de Recuperação e Resiliência e representa um investimento de cerca de um milhão de euros, que terá a comparticipação de 76,5 por cento dos fundos comunitários.
O circuito urbano pedonal terá início na Rotunda 25 de Abril, junto ao Centro de Transportes, passa pela Avenida António José de Almeida, Praça da Liberdade, Rua do Comércio, Rua Actor Augusto de Melo, Rua General Roçadas, Rua Fernão de Magalhães, Rua de Santo António, Rua D. Dores Leal e Rua António Vaz Natário, segue depois paralelamente ao Ribeiro Pelado e finaliza na Escola Básica António Gião. O traçado fica assente num eixo estruturante que tem como base o centro da cidade, onde se localiza a câmara municipal, os CTT, as entidades bancárias, as farmácias e o comércio, com ligações para as zonas residenciais, os estabelecimentos de ensino, o Serviço de Finanças, a Zona Industrial e o Centro de Transportes. A via pedonal vai ser construída em lajetas de granito por ser o piso mais adequado e confortável, mantendo o contexto do território e as ligações em granito que vão unir o circuito pedonal aos passeios em calçada e ao Largo da República e à Praça da Liberdade.
Para além da construção da via, a autarquia vai também requalificar a Rua D. Dores Leal para ordenar o trânsito e integrar a artéria no circuito pedonal, assim como o Largo Dr. José Maria Rojão, zona da cidade onde se encontra o edifício da antiga câmara municipal. A envolvente ao centro de transportes será remodelada para ordenar o estacionamento e o trânsito automóvel e para valorizar a via pedonal. Complementarmente a esta obra, está prevista a criação de um corredor verde numa das zonas de intervenção, com ensombramento natural e por velas tensionadas para reduzir a temperatura na utilização do circuito pedonal.
/ Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário