quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Proença-a-Nova | Cortiçada Art Fest entra na fase de internacionalização do projeto

 Este é o único projeto de 1M da Europa Criativa 2022 coordenado por Portugal.
O Município de Proença-a-Nova é um dos 17 parceiros do projeto Landscape Together –promovido pela MAG – Marques de Aguiar, o único projeto de média dimensão coordenado por Portugal selecionado pelo programa Europa Criativa 2022 e que se iniciou no dia 7 de fevereiro com a apresentação pública e a primeira reunião de trabalho. “Com este projeto da Europa Criativa afirma-se a internacionalização do Cortiçada Art Fest, o projeto âncora do Experimenta Paisagem, uma plataforma de desenvolvimento territorial que tem como objetivo a concretização do museu experimenta paisagem, um museu aberto e sem paredes, de acesso livre e democrático enraizado na participação das comunidades locais”, adiantam os promotores.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, recordou o início do Cortiçada Art Fest, que envolveu igualmente os municípios de Oleiros e da Sertã: “veio de uma cicatriz que tem a ver com os incêndios rurais que foram a matriz para a cultura trazer aos territórios esta forma diferenciada de juntar as comunidades através da arte”. Na sua perspetiva, a continuidade do projeto irá permitir potenciar os territórios de baixa densidade e “criar um museu como um espaço democrático e aberto a todos” tirando partido da monumentalidade da natureza. O autarca felicitou ainda a MAG pelo trabalho árduo trilhado relativamente a este projeto e enquadrou-o no Ano Municipal das Artes que o Município promove em 2023.
Até 2026 serão dinamizadas “as várias dimensões culturais do Museu Experimenta Paisagem através de um trabalho coeso e consistente de uma rede de 17 parceiros peritos nas diferentes vertentes da Mediação Cultural, do Património Construído, da Criação Artística, do Património Imaterial e da Comunicação”. Será promovida a cooperação e a mobilidade entre mais de 90 artistas e 90 estudantes europeus numa relação de compromisso com as comunidades, estando previstos 16 eventos interdisciplinares, mais de 70 workshops, oito roteiros culturais, 18 residências artísticas, duas obras de arte permanente, quatro cursos de Verão, 20 Creative Talks, oito exposições em seis países e o Toolkit LT Model.
Os parceiros convidados pela MAG para integrar este projeto são: Direção Regional da Cultura do Centro, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Khbt (Alemanha), Municípios do Centro de Portugal: Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande e Idanha-a-Nova, Museu Chillida Leku (Espanha), Politécnico de Milão, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Yok Yok (França), Time & Place (Bélgica) e Turismo Centro de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário