City Voice é o novo estudo da Intercampus que permite às autarquias avaliar o nível de satisfação dos munícipes, com o objetivo de recolher e avaliar informação em áreas fundamentais da gestão autárquica. Com esta ferramenta, as Câmaras Municipais podem aferir quais as áreas fortes da sua atuação e saber que aspetos precisam de ser melhorados.
Este estudo fornece informação sobre a opinião dos munícipes em relação à forma como as Câmaras Municipais desenvolvem as áreas da Habitação, Segurança, Mobilidade, Infraestruturas, Saúde, Saneamento, Desporto, Cultura, Educação, Espaços Verdes, Ação Social e Desenvolvimento Económico. Com a informação recolhida, as autarquias conseguem ficar a conhecer a forma como são percebidas ou apreciadas as diferentes áreas pelos cidadãos e identificar as medidas necessárias para melhorar a qualidade de vida da população e ficar a conhecer qual a importância para os cidadãos do município de cada um destes aspetos.
“O City Voice, um projeto inovador, é uma base de diálogo aberto e construtivo entre o executivo das Câmaras Municipais e os munícipes. Esta é uma oportunidade única para fortalecer a participação cívica e promover um governo local mais responsável, mais humano e eficiente”, refere António Salvador, diretor geral da Intercampus.
O relatório entregue a cada Câmara permite identificar também os pontos fortes e os pontos fracos da gestão autárquica, com respetivas áreas a melhorar, assim como uma comparação com todos os municípios analisados.
“Como reconhecimento da boa política de gestão, com preocupação e cuidado em ouvir os munícipes, a Intercampus entregará ainda selos às Câmaras Municipais que alcancem uma boa avaliação”, acrescenta o responsável por este estudo de mercado.
Pretende-se que a amostra seja constituída por 12 mil entrevistas em Portugal Continental, 400 a 800 entrevistas em cada município aderente, dependendo do número de habitantes do município, com uma distribuição proporcional por género e idade (mais de 18 anos), de acordo com os dados do Censos do INE de 2021.
As Câmaras Municipais interessadas em participar devem fazer a subscrição até dia 15 de julho. Os resultados do estudo serão apresentados no final de novembro deste ano.
A Intercampus já realizou, desde a sua fundação em 1990, mais de 8 mil projetos de Market Research, em Portugal.
Isabel Carriço
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