Decorreu no passado sábado, dia 23 de setembro, a cerimónia comemorativa do 10.º Aniversário do Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes. O acontecimento foi assinalado com o hastear e deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento dos Combatentes de Ultramar.
A sessão continuou no Centro Social e Paroquial de S. Pedro com uma apresentação da Liga dos Combatentes e do Núcleo de Cantanhede, a que se seguiu a atribuição de várias títulos honoríficos a antigos militares, designadamente a Condecoração de Comportamento e Mérito Exemplar Grau Ouro, Condecoração das Comissões Especiais e a imposição de Condecorações de Medalhas das Campanhas.
Após as intervenções eloquentes do Coronel Belchior, representante da Liga dos Combatentes, Coronel Belchior, e do Tenente-Coronel João Saborano, presidente do Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes, Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, aproveitou a ocasião para felicitar o “Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes pelas dinâmicas criadas ao longo de 10 anos”.
O autarca enalteceu os agraciados com as diferentes medalhas, destacou a importância do momento congratulando-se “com o momento de elevada nobreza junto Monumento dos Combatentes de Ultramar assim como as condecorações, com todo o simbolismo, de grande alcance, não só para fazer memória daqueles que nos antecederam como homenagear todos aqueles que se bateram abnegadamente pelo país, alguns com o sacrifício da própria vida. Sem memória não há identidade nem futuro”.
Pedro Cardoso não deixou passar a oportunidade para recordar e reforçar que “a distinção por parte da Liga dos Combatentes que agraciou o Município de Cantanhede com a Medalha de Honra e Mérito no âmbito das Comemorações do Dia Nacional do Combatente em 2019, gesto que muito nos orgulha e que reforça o empenho em manter viva a memória de todos os soldados", concluiu.
*Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário