sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Ampliação do Centro de Saúde de Proença-a-Nova irá albergar a nova Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC)

 
A Unidade Local de Saúde Castelo Branco (ULSCB) anunciou a abertura da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) em Proença-a-Nova, cuja formalização aconteceu a 11 de janeiro, por homologação do Conselho Diretivo da ARS Centro, IP, após parecer favorável da Equipa Regional de Apoio (ERA).
Com a necessidade de criar mais um espaço para servir a comunidade, o Município de Proença-a-Nova tem em curso um projeto de ampliação do atual Centro de Saúde de Proença-a-Nova para albergar a UCC. A criação de um novo edifício, com uma área de construção de 150m², contará com um espaço de receção, ginásio terapêutico, sala de armazenamento de material com acesso direto ao exterior, dois gabinetes de consulta, uma instalação sanitária e estará conexo ao atual através de um prolongamento do alpendre, projeto realizado em articulação com a ULSCB.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal, acredita que “a ampliação do Centro de Saúde de Proença-a-Nova para abrigar a nova Unidade de Cuidados na Comunidade é um passo crucial na promoção da saúde, prevenção de doenças e no fortalecimento da autonomia e qualidade de vida da nossa comunidade. Estamos comprometidos em oferecer cuidados de saúde de proximidade, atuando de forma integrada para melhorar o estado de saúde da população e alcançar ganhos significativos em saúde”.
No âmbito da reforma dos Cuidados de Saúde Primários, a criação desta Unidade de Cuidados na Comunidade, surgem no âmbito da prestação cuidados de saúde de proximidade da promoção da saúde, prevenção de doenças e suas complicações e promotores de autonomia e qualidade de vida, contribuindo para a melhoria do estado de saúde da população, e a obtenção de ganhos em saúde.
De acordo com a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), estas unidades têm como missão, prestar cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional, ou doença que requeira acompanhamento próximo, atuando ainda na educação para a saúde, na integração de redes sociais de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário