Como são realizados os estudos em seres humanos para a aprovação de um novo medicamento? Quem pode participar num ensaio clínico e quais os benefícios? Estas são algumas questões que irão ser abordadas no próximo debate do programa “Saúde à Mesa… e não só!”, que decorrerá esta sexta-feira, 24 de maio, às 21h30, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. A entrada é livre.
Apesar de os Ensaios Clínicos mais avançados visarem já o tratamento de doentes, numa fase inicial é necessário avaliar a segurança dos medicamentos. Mas como são realizados estes estudos em seres humanos? Sabia que o Centro Clínico Egas Moniz Health Alliance (EMHA) tem a primeira estrutura no SNS totalmente dedicada à realização de ensaios clínicos de fase precoce? Quem pode participar num ensaio clínico e quais as vantagens que daí advêm? Estas são algumas questões que irão ser abordadas no debate da próxima sexta-feira.
O painel de oradores inclui Firmino Machado, Diretor da Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce do Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance (EMHA); Juan Mellidez, oncologista na ULS da Região de Aveiro; Luís Ruano, neurologista e coordenador do Centro de Estudos Clínicos da ULS de Entre Douro e Vouga; e André Ferreira, participante em Ensaio Clínico de Fase Precoce.
O programa “Saúde à Mesa… e não só!” é uma iniciativa da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro em conjunto com o Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance, um consórcio entre a Universidade de Aveiro e quatro Unidades Locais de Saúde (ULS).
*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário