O Município de Reguengos de Monsaraz candidatou a requalificação e modernização da Escola Básica António Gião, no valor de cerca de 4,47 milhões de euros. A candidatura foi apresentada no âmbito do Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência, que visa a modernização de, no mínimo, 75 estabelecimentos públicos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos e secundários.
A Escola Básica António Gião está classificada com a categoria P3 – Prioritário no Acordo Setorial e a taxa de comparticipação é de 100 por cento das despesas elegíveis. A autarquia pretende melhorar as condições físicas e funcionais da escola, mas também renovar e modernizar os equipamentos e os recursos educativos digitais, para proporcionar um ambiente mais adequado para o ensino e para a aprendizagem, promovendo a qualidade da educação, a inclusão e o bem-estar dos estudantes e da comunidade educativa.
As obras previstas na candidatura incluem a ampliação do espaço de convívio para os alunos, a criação de uma sala para o Centro de Apoio à Aprendizagem, modificações nas salas de aulas e a renovação de todas as instalações sanitárias. A autarquia incluiu também a intervenção nas redes de saneamento, abastecimento e elétrica, a substituição dos pavimentos interiores e exteriores, a pintura de todo o estabelecimento de ensino e a recuperação estrutural das paredes do edifício, se necessário com renovação de fachadas e de patologias construtivas.
Para o pavilhão desportivo está prevista uma nova cobertura, a remodelação dos balneários e a substituição das redes de água e de saneamento. As obras na cantina incluem a aquisição e instalação de equipamentos modernos de cozinha, de refrigeração e de armazenamento.
A câmara municipal pretende ainda melhorar o desempenho energético da escola com a substituição integral das caixilharias exteriores por pvc com vidro duplo para diminuir as perdas de energia, colocação de iluminação led em todos os espaços interiores e exteriores, aplicação de novos revestimentos nas paredes que contribuam para o isolamento térmico e acústico, um novo sistema de caldeiras e a instalação de tetos falsos nas salas de aulas, áreas administrativas e espaços de convívio e de circulação. A candidatura integra ainda o valor de cerca de 170 mil euros para a aquisição dos equipamentos e recursos digitais que foram pedidos pelo Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz.
*Carlos Manuel BarãoTécnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário