I – Ricardo Araújo Pereira, Manuel Alegre, Miguel Esteves Cardoso, Joana Marques e Luísa Sobral na 48ª edição da Feira do Livro de Aveiro
A iniciativa faz parte da programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura
De 21 de junho a 7 de julho, a Praça do Rossio e o Mercado do Peixe, em Aveiro, recebem mais de 40 propostas multidisciplinares desde uma área de exposição e venda de livros, sessões de poesia a bordo de moliceiros, concertos, entrevistas, mesas de debate, apresentações de livros, conversas-concerto, programação infantil e dj sets. A entrada é gratuita.
Promovida pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a 48ª edição da Feira do Livro de Aveiro regressa a um dos locais mais emblemáticos da cidade, o Rossio. Depois das obras de requalificação, este novo espaço permite a reorganização dos expositores de forma a ter uma maior variedade e número de participantes, passando de 29 para 50 expositores, em relação a 2023.
Esta expansão implica uma diferente organização do espaço, permitindo a separação entre a feira e as atividades, que encontram o palco no Mercado do Peixe.
Nas palavras do presidente da CMA, José Ribau Esteves, “este é o momento certo para reinventar o evento, colocando a atenção na programação cada vez mais eclética e internacional, trazendo a Aveiro algumas das figuras mais relevantes da literatura de língua portuguesa”. O autarca acrescenta ainda que se “pretende o desenvolvimento de um evento literário e cultural que estimule o debate na cidade e convoque os cidadãos a refletir sobre o mundo em que vivemos.”
Com um universo temático focado na emigração, imigração, transnacionalidade, a arte da partida e os 500 anos de Camões, a Feira do Livro de Aveiro é o palco para o debate de alguns dos temas mais sensíveis da atualidade.
A sessão de abertura conta desde logo com a presença de Manuel Alegre. Ao longo de mais de duas semanas de programação, haverá ainda entrevistas e debates com nomes como Miguel Esteves Cardoso, Ricardo Araújo Pereira, Dulce Maria Cardoso, Martim Sousas Tavares, Joana Marques, Rui Couceiro, Patrícia Reis, Isabel Rio Novo, Lauren Mendinueta e Luca Argel. Destaque ainda para a conversa “Rumo à Eternidade” entre o maior divulgador de ciência português, Carlos Fiolhais e um dos mais talentosos e promissores investigadores mundiais na área da biotecnologia e best-seller mundial, o dinamarquês Nicklas Brendborg (o mais jovem finalista do Royal Society Science Book Prize). O leque de convidados internacionais fica preenchido com nomes como Stênio Gardel (vencedor do National Book Award), Victor Vidal (vencedor do Prémio Leya 2023), Ondjaki e Tati Bernardi.
Na música, há espaço para três conversas-concerto com Ana Lua Caiano, os brasileiros Almério e Martins e Luísa Sobral, e ainda, uma escuta partilhada e comentada de algumas canções que marcaram os últimos 50 anos da democracia portuguesa por Luís Freitas Branco e Carlos Vaz Marques. A programação musical fica completa com dj sets e os espetáculos ao vivo de Samba Sem Fronteiras, Samba na Ria e “A Jigsaw”. Este último, com uma série de pequenos concertos de canções de marinheiros, de piratas, de pescadores, com artistas que há muito se dedicam a universos musicais intimamente ligados ao sentimento de partida.
A Feira do Livro de Aveiro aposta também nas Fanzines e no Universo do Fantástico. O ciclo de conversas “Bomba Zines”, com curadoria Zine City, foca-se na edição alternativa, com criadores e autores de fanzines de todo o país. Já o ciclo de conversas “Mundos Alternativos”, com curadoria da Convergência, traz autores do universo fantástico e da história especulativa como Nuno Almeida, David Soares, Luís Silva, Michel Alex e Mário Nuno Neves.
A programação fica completa com sessões de poesia a bordo dos tradicionais moliceiros, uma noite de autores aveirenses e o espaço infantil “Lilliput”, que este ano incorpora o Encontro Internacional de Literatura, Ilustração e Edição para a Infância.
Todas as sessões têm entrada livre e decorrem no Mercado do Peixe, em simultâneo com o espaço de exposição e venda de livros, no Rossio. Toda a programação pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Aveiro e acompanhada através das redes sociais da Feira do Livro de Aveiro.
II – Novo espetáculo de dança de Catarina Miranda no Teatro Aveirense
Inspirada numa obra de teatro japonês clássico, a performance conta a história do fantasma de uma criança-guerreira que volta ao campo de batalha para vingar a sua própria morte. O espetáculo integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
A coreógrafa Catarina Miranda apresenta no Teatro Aveirense o seu novo espetáculo, ATSUMORI, uma peça de dança inspirada numa obra de teatro noh – uma forma clássica de teatro japonês –, com bailarinos a interagir num palco repleto de luzes e sombras. O espetáculo, uma iniciativa de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, terá lugar esta sexta-feira, dia 7 de junho, às 21h30.
Esta obra de Catarina Miranda, uma das mais originais criadoras da dança contemporânea portuguesa, parte de uma peça japonesa escrita por Zeami Motokiyo no século XV, em que o fantasma de uma criança-guerreira volta ao campo de batalha para vingar a sua própria morte.
A criadora estudou esta peça em Kyoto, em 2018, e inspirou-se nela para desenvolver a sua própria narrativa, abordando a perda e o início de ciclos, bem como a atração pelo desconhecido. O quinteto de bailarinos recorre a palmas, apitos, faíscas, sussurros e chamamentos vocais, através de uma coreografia ritualista e rítmica.
O espetáculo conta com um jogo de sombras em que a luz cénica, desenvolvida por Letícia Sckrycky e Joana Mário, desempenha um papel essencial e é amplificado pela composição musical de Lechuga Zaphiro.
Consulte a programação de Aveiro 2024 em: https://aveiro2024.pt/pt/progr ama/
III – Câmara promove ações de mitigação do risco de incêndio e gestão combustível
A Câmara Municipal de Aveiro informa que, desde o dia 28 de maio, que está a promover ações de gestão de combustível que inclui corte e remoção da vegetação nas faixas laterais de terrenos confinantes às vias Municipais de algumas localidades.
Estas ações integram-se no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de forma a evitar incêndios em terrenos cuja vegetação será elevada e junto às vias Municipais cuja consulta dos espaços pode ser efetuada nas sedes das Juntas de Freguesia ou na Câmara Municipal de Aveiro.
As ações de gestão de combustível são feitas na faixa lateral dos espaços florestais confinantes com as vias municipais abaixo indicadas, numa largura não inferior a 10 metros. Podem ser obtidas mais informações aqui<https://www.cm-aveiro.pt/ cmaveiro/uploads/document/file /19250/edital_149_2024.pdf>.
Quintãs:
Rua do Lamarão;
Rua José Rosas.
Granja, Oliveirinha:
Rua do Raso;
Nariz:
Rua do Freixo;
Rua das Quintas,
Rua Dr. Manuel Seabra;
Rua Direita de Nariz;
Rua do Carral.
Verba:
Rua Direita de Verba.
Póvoa do Valado:
Rua do Chão Velho;
Travessa/Beco do Chão Velho;
Rua do Barreiro;
Rua Direita da Póvoa do Valado;
Rua do Chaimite.
Mamodeiro:
Rua da Cafelada;
Rua da Escola;
Estrada de acesso UMTB.
Granja, Nossa Senhora de Fátima:
Rua da Granja de Baixo.
Carregal:
Rua do Raso;
Rua das Rodas.
Taipa:
Rua do Barreiro.
Eirol:
Rua de Pero André;
Rua do Pinhal Senhora da Alumieira;
Rua do Carrajão.
Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário