O período de nomeações e candidaturas para o Prémio Tágides 2024: pessoas que inspiram no combate à corrupção está oficialmente aberto. A iniciativa da Associação All4Integrity tem como objetivo democratizar a discussão sobre o tema da corrupção, visando sensibilizar a sociedade para a importância da participação cívica e da mobilização para a ação coletiva.
A All4Integrity pretende identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, iniciativas ou trabalhos de pessoas e/ou organizações que se destaquem na luta contra a corrupção e na promoção de uma cultura de integridade em Portugal. Este ano assinala-se a 4ª edição dos prémios e o período de submissão de candidaturas e nomeações termina no dia 23 de agosto. Para mais detalhes, é possível consultar o regulamento aqui .
Ao longo destes quatro anos, foram premiadas diferentes personalidades, nomeadamente o Comendador Rui Nabeiro, João Cravinho, Eduardo Figueiredo, Helena Roseta, João Crisóstomo, António Maia, Arlindo Consolado Marques, Joana Marques Vidal e Filipe Teles.
À semelhança das edições anteriores, o júri é composto por 42 elementos distribuídos por sete categorias distintas. Em 2023, Miguel Poiares Maduro foi premiado e, este ano, ocupa o cargo de Presidente de Júri da Iniciativa Política. Ao lado de Poiares Maduro, está um painel de Presidentes de Júri de renome: Francisco Costa (Iniciativa Empresarial), José Maria Pimentel (Iniciativa Jovem), João Crisóstomo (Iniciativa Portugal no Mundo), António Maia (Projeto de Investigação) e Carla Castelo (Projeto da Sociedade Civil). O júri da categoria Iniciativa Local será composto por todos os presidentes das restantes categorias.
A cerimónia de entrega do Prémio Tágides 2024 terá́ lugar no próximo dia 16 de dezembro, no Auditório da Fundação de Serralves.
Calendário:
1. Submissão de nomeações e candidaturas: 10 de junho a 23 de agosto de 2024
2. Divulgação da lista dos nomes selecionados: 1 a 7 de outubro de 2024
3. Anúncio dos finalistas: 4 a 8 de novembro de 2024
4. Cerimónia de Entrega do Prémio Tágides: 16 de dezembro de 2024
*****************************
Sobre a All4Integrity:
All4Integrity.org é uma Associação apartidária criada a partir de uma iniciativa do autor, professor e empreendedor social, André Corrêa d’Almeida, Columbia University, a partir de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção. All4Integrity tornou-se na primeira Associação, e rede global portuguesa, para a promoção de uma cultura de integridade no país e existe para ajudar Portugal a tornar-se numa referência mundial no combate à corrupção e crimes conexos por muito inverosímil que tal possibilidade pareça atualmente. O talento, a entrega e o capital social de dezenas colaboradore(a)s, rapidamente a tornaram numa incubadora de iniciativas e programas de prevenção/combate à corrupção e da promoção de uma cultura de integridade em Portugal. Exemplos disso são o programa AntiRedEscolas Corrupção: Escolas que inspiram uma cultura de integridade que em três edições conta com a participação de 8750 alunos(as) e 294 professores(as) de 126 escolas espalhadas por 7 países e 4 continentes; a iniciativa Tech4Integrity que desenvolve a investigação científica e soluções aplicadas à inovação e integridade do sistema público-privado em Portugal; a Academia com a criação de uma nova geração de programas de formação no campo da Integridade Organizacional e, mais recentemente, a Rádio Integridade+, rúbrica semanal, já no ar em 16 rádios locais e também no Spotify, que traz à conversa convidados(as) o tema específico do combate e da prevenção da corrupção.
*****************************
*Martim Ghira Campos
**Andreia Valentim
Nenhum comentário:
Postar um comentário