terça-feira, 9 de julho de 2024

Feira do Livro de Aveiro recebeu mais de 50 mil visitantes no Rossio; Derivas na Ria: Um Roteiro para descobrir Aveiro


I – Feira do Livro de Aveiro recebeu mais de 50 mil visitantes no Rossio e teve um crescimento de 70% nas vendas totais de livros

O Espaço Autores recebeu mais de 5.000 pessoas para assistir às várias sessões com autores de destaque como Joana Marques, Ricardo Araújo Pereira, Martim Sousa Tavares ou Miguel Esteves Cardoso.

Promovida pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), ao longo de 17 dias, de 21 de junho a 7 de julho, a 48ª edição da Feira do Livro de Aveiro recebeu mais de 50 mil visitantes no novo Rossio, que acolheu o evento e que permitiu a reorganização dos expositores de forma a ter uma maior variedade e número de participantes, passando de 29 para 50 expositores, em relação a 2023.

“Os números estão ao dispor de todos, foi uma aposta ganha, tal como planeámos. O novo Rossio é um espaço fantástico e que potencia muito os nossos eventos. A Feira do Livro cresceu e estamos certos que vai continuar o seu caminho de afirmação, neste espaço notável e nobre da nossa Cidade, junto ao Canal da Ria de Aveiro e aos seus Moliceiros, às fachadas Arte Nova e ao tradicional Bairro da Beira Mar, marcas fundamentais da Cultura Aveirense”, comentou o Presidente da CMA, Ribau Esteves.

Em ano de Capital Portuguesa da Cultura, a forte aposta na Feira do Livro de Aveiro materializou-se num aumento de vendas na ordem dos 70% face ao ano anterior e numa forte adesão da população local e dos visitantes da Cidade de Aveiro.

A programação do evento estendeu-se ao Espaço Autores, localizado no antigo Mercado do Peixe, um dos pontos de encontro de habitantes locais e turistas, onde decorreram as sessões com vários autores nacionais e internacionais, incluindo autores do Município e Região de Aveiro que contribuíram para que se fortaleçam os alicerces da cultura na Região.

Ao longo do período da Feira do Livro, passaram pelo Espaço Autores nomes de destaque como Afonso Reis Cabral, Carlos Vaz Marques, Luís Freitas Branco, Ondjaki, a estreia de Almério & Martins, Joana Marques, Dulce Maria Cardoso, Tati Bernardi, Ricardo Araújo Pereira, Martim Sousa Tavares, Rui Couceiro, Miguel Esteves Cardoso, entre muitos outros. Além de Ana Lua Caiano, Luca Argel e Luísa Sobral para Conversas-Concertos que promoveram o encontro entre a literatura e a música.

Durante toda a duração da Feira do Livro de Aveiro, o Espaço Autores recebeu mais de 5 mil visitantes, sendo que no último fim de semana de programação, o Espaço recebeu cerca de 1.300 pessoas, com sessões completamente esgotadas para receber alguns dos autores de maior destaque da atualidade.

Um edição de grande sucesso que contou com mais de 40 propostas multidisciplinares desde uma área de exposição e venda de livros, sessões de poesia a bordo de moliceiros, concertos, entrevistas, mesas de debate, apresentações de livros, conversas-concerto, programação infantil e dj sets.

II – Derivas na Ria: Um Roteiro para descobrir Aveiro
Entrada livre

Aveiro, 9 de julho de 2024 – Nos próximos dois fins de semana, dias 13 e14 de julho, às 17h00, e 20 e 21 de julho, às 16h00, a Câmara Municipal de Aveiro e o Teatro Aveirense apresentam Derivas na Ria, um novo projeto de André Braga e Cláudia Figueiredo, diretores artísticos da Circolando – Central Elétrica, do Porto. Este espetáculo-percurso, uma encomenda para Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura, convida o público a explorar a Ria de Aveiro de uma forma única.

Derivas na Ria é um projeto multidisciplinar e site-specific que explora a Ria de Aveiro, em particular a zona conhecida como Ria Aberta ou Ria Selvagem. O espetáculo-percurso inclui caminhadas, viagens de barco, performances, instalações e um cine-concerto, proporcionando uma experiência imersiva no território e nas suas histórias. A extensa zona do Salgado de Aveiro, com a sua rica história de 270 marinhas de sal, agora reduzidas a apenas seis em atividade, constitui o núcleo central deste mapa de investigação. A pesca, os viveiros de peixe, o moliço e as atividades do Porto de Aveiro são temas explorados ao longo do percurso, oferecendo uma visão abrangente da contemporaneidade e da memória da Ria.

Com a participação especial da Banda da Quinta do Picado e de jovens alunas da Escola de Dança Sandra Leite, o projeto reflete o trabalho em co-criação de uma equipa artística multidisciplinar composta por João Sarnadas na composição musical, Gonçalo Mota no apoio à dramaturgia e criação de vídeo, e os intérpretes Ana Amaral, Daniela Cruz e Gil Mac nas estações performáticas.

O ponto de encontro está marcado na AVELA - Associação Aveirense de Vela de Recreio, junto à Antiga Lota de Aveiro. A entrada é livre, com reserva obrigatória através do e-mail: bilheteira-TA@cm-aveiro.pt.
Para mais informações consulte a programação de Aveiro 2024 em
https://aveiro2024.pt/pt/programa ou do Teatro Aveirense em

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário