Associação All4Integrity lança a nova edição do Programa escolar de literacia anticorrupção
Nos últimos três anos o programa já contou com a participação de 126 escolas, 8750 alunos(as) e 294 professores(as) espalhados por 7 países e 4 continentes.
09 de julho de 2024 - Pelo quarto ano consecutivo, e a cinco meses de se comemorar o Dia Internacional Contra a Corrupção, a Associação All4Integrity lança a nova edição do Programa RedEscolas Anticorrupção - escolas que nos inspiram uma cultura de integridade. Este programa escolar de literacia anticorrupção visa, no quadro dos valores de uma democracia participativa, o desenvolvimento de uma cidadania esclarecida e ativa, o desenvolvimento de projetos escolares de âmbito transdisciplinar e interdisciplinar de promoção de uma cultura de integridade, assim como potenciar competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A RedEscolas AntiCorrupção promove junto dos jovens o sentido de espaço público e bem comum, assim como a confiança e empatia por instituições locais, num processo de elevação de consciências e alteração de comportamentos que favoreçam a disseminação e aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal. Este programa de literacia anticorrupção destina-se aos alunos entre o 7º e o 12º ano de escolaridade que frequentem qualquer sistema de ensino (nacional e/ou internacional) - pública, privada, ensino regular, ensino profissional - em território português e/ou estrangeiro.
O período de adesão das Escolas ao Programa decorre entre 9 de setembro e 25 de outubro através do preenchimento do formulário que estará disponível no site da All4Integrity . Todas as informações adicionais estão disponíveis no Regulamento da 4ª edição do Programa.
Pelo 4º ano consecutivo convidamos diretores de escolas/agrupamentos, professores, pais e alunos a promover uma cultura de integridade junto das suas comunidades educativas.
****************************** ************
Sobre a All4Integrity:
All4Integrity.org é uma Associação apartidária criada a partir de uma iniciativa do autor, professor e empreendedor social, André Corrêa d’Almeida, Columbia University, a partir de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção. All4Integrity tornou-se na primeira Associação, e rede global portuguesa, para a promoção de uma cultura de integridade no país e existe para ajudar Portugal a tornar-se numa referência mundial no combate à corrupção e crimes conexos por muito inverosímil que tal possibilidade pareça atualmente. O talento, a entrega e o capital social de dezenas colaboradore(a)s, rapidamente a tornaram numa incubadora de iniciativas e programas de prevenção/combate à corrupção e da promoção de uma cultura de integridade em Portugal. Exemplos disso são o programa RedEscolas AntiCorrupção: Escolas que inspiram uma cultura de integridade que em três edições conta com a participação de 8750 alunos(as) e 294 professores(as) de 126 escolas espalhadas por 7 países e 4 continentes; o Prémio Tágides: Pessoas que inspiram no combate à corrupção - criado em 2021, é uma iniciativa promovida anualmente pela All4Integrity com o objetivo de, por um lado, identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, trabalhos e/ou iniciativas de pessoas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e na prevenção e combate à corrupção; por outro lado, promover a sociabilização de todos os cidadãos com o fenómeno da corrupção, a colaboração entre a sociedade civil e a disseminação de formas de prevenção. Nas primeiras três edições contou com o Alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, a iniciativa Tech4Integrity que desenvolve a investigação científica e soluções aplicadas à inovação e integridade do sistema público-privado em Portugal; a Academia com a criação de uma nova geração de programas de formação no campo da Integridade Organizacional e, mais recentemente, a Rádio Integridade+, rúbrica semanal, já no ar em 16 rádios locais e também no Spotify, que traz à conversa convidados(as) o tema específico do combate e da prevenção da corrupção.
*Sofia Borges de Castro
Coordenadora de Programas da All4Integrity
Nenhum comentário:
Postar um comentário