sexta-feira, 12 de julho de 2024

Proença-a-Nova | Física Sobre Rodas vai passar em Proença-a-Nova

 
A Física sobre Rodas, projeto do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico, vai passar em Proença-a-Nova já no próximo dia 18 de julho, com sessões de demonstração de experiências e observações astronómicas.
A iniciativa será dividida em dois momentos distintos: primeiro, das 15h00 às 20h00, na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, com a realização do “Circo da Física”, e mais tarde, pelas 22h00, no Parque Urbano Comendador João Martins, com observações astronómicas.
João Belas, do Núcleo de Física do Instituto Superior (NFIST), conta que o principal objetivo da equipa é “divulgar a física e a ciência em Portugal”. Anualmente, o NFIST organiza a semana da Física, com a abertura do espaço a Escolas e alunos de secundário potencialmente interessados em conhecer as instalações e aprender mais sobre física, com a elaboração de experiências, assistência de palestras e participação em workshops.
Com esta visita a Proença-a-Nova, João Belas conta que os participantes podem contar com: “Observações astronómicas com telescópio e dependendo da afluência podemos fazer sessões de planetário, que também usamos para as experiências durante o dia. De noite, consoante o tempo e condições que estiverem, podemos observar diretamente o céu e todas as suas curiosidades.”
O responsável e porta-voz do projeto explica ainda que “a Física sobre Rodas nasce desta paixão de espalhar a física e de chegar ao maior número de pessoas possível. Tentamos ir a zonas que não tenham esta possibilidades através de nenhuma Faculdade ou Universidade próxima com este tipo de ofertas. O nosso objetivo é alcançar pessoas que de outra forma não tinham essa hipótese tão facilmente”.
A atividade, a decorrer em Proença-a-Nova, na próxima quinta-feira, é aberta a pessoas de todas as idades. As experiências serão semelhantes para todos, diferindo apenas na explicação e forma como será apresentada a informação a cada um dos participantes. Para a realização da atividade não é necessário levar qualquer tipo de material, além da curiosidade e interesse em adquirir novos conhecimentos.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário