I – Inscrição da "Festa de São Gonçalinho" no Inventário Nacional do Patrimônio Cultural Imaterial em consulta pública
A exemplo do que ocorreu com Santa Joana, cujo Culto se encontra inscrita no Inventário do Patrimônio Cultural Imaterial de Portugal, desde 2023, também a Festa de São Gonçalinho, atendidos os requisitos de solicitação de proteção legal, está na fase de Consulta Pública para fins de inscrição no Inventário Nacional do patrimônio Imaterial.
A Prefeitura de Aveiro, através de uma equipe interna composta por técnicos da Divisão de Cultura e Turismo, em estreita colaboração com a Mordomia de São Gonçalinho e com a Paróquia da Vera Cruz, procedeu à instrução de todo o processo, integrado à estratégia municipal de preservação, salvaguarda e valorização do patrimônio cultural material e imaterial de Aveiro, num claro reconhecimento da importância e relevância comunitária da Festa de São Gonçalinho, considerando-se, agora, em conformidade o procedimento de registro de inventário desta manifestação.
Dessa forma, acontece, até o dia 8 de novembro, a Consulta Pública sobre o projeto de decisão de inscrição da Festa de São Gonçalinho no Inventário Nacional do Patrimônio Cultural. Encerrada essa etapa, o Patrimônio Cultural, Instituto Público, decide sobre o pedido de inventário da Festa, no prazo de 120 dias.
II – Birras das crianças em espetáculo infantil de Rita Resdhoes apresentado em Aveiro
Não querer tomar banho, irmãos, amigos e animais domésticos são alguns dos temas abordados, com humor, neste espetáculo dedicado às crianças e integrado à programação da Capital Portuguesa da Cultura.
Aveiro, 24 de outubro de 2024 – O Teatro Aveirense recebe a cantora Rita Redshoes e Chinfrim, seu mais recente espetáculo para crianças que tem como objetivo ajudar os mais novos (e os grandes) a lidar com as adversidades e, principalmente, a relativizar. Parte da programação da Capital Paulista da Cultura, a apresentação será no dia 27 de outubro (domingo), às 16h.
Chinfrim é um show musical, com canções originais, e que também conta com ambientes visuais e performance. Não querer tomar banho, os irmãos, os animais domésticos, os melhores amigos, a importância de se ter amigos e animais imaginários são alguns dos temas abordados – com humor – nessa apresentação. Uma experiência na qual todos são convidados a participar, contribuindo com sons, ritmos, melodias e risadas.
O show, criado por Rita Redshoes, marca o retorno da cantora e compositora a Aveiro onde, em 2008, esgotou, pela primeira vez na carreira, um concerto solo.
Para mais informações, consulte a programação de Aveiro 2024:
Criado pelos artistas Von Calhau!
III – Projeto online da Capital Paulista da Cultura transforma programa de rádio em proposta artística
'Osso Gesto' é baseado no som como matéria-prima e busca inspiração na história do rádio. O projeto tem seis episódios e o primeiro será divulgado no dia 31 de outubro.
O dia do Halloween (31 de outubro) foi a data escolhida para a estreia de Osso Gesto, projeto que se apropria do formato do programa de rádio e o transforma em uma proposta artística. Trata-se de uma iniciativa criada especificamente para Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura pelos Von Calhau! – dupla composta por Marta Ângela e João Alves – com seis episódios, que serão transmitidos online, semanalmente às quintas-feiras, na Antena 3.
Osso Gesto tem como ponto de partida o potencial do som como matéria-prima, tanto por sua plasticidade quanto pela capacidade de gerar imagens na mente dos ouvintes.
Os Von Calhau!, que apresentaram trabalhos em espaços como a Fundação de Serralves (Porto), a Culturgest (Lisboa), oPalais de Tokyo (Paris) ou o Mackintosh Museum (Glasgow), também foram buscar inspiração na história do rádio. Desde os primórdios que foi um dos mais inovadores meios de comunicação e um permanente laboratório de experimentação artística – além de já ter sido usada para outros fins, em tempos onde ciência e transcendência se misturavam frequentemente.
O nome Osso Gesto é uma deformação fonética do nome Cégèste, o mítico personagem do filme Orfeu, que o cineasta francês Jean Cocteau dirigiu em 1950. No filme, Cégèste é o poeta que emite frases de rádio do mundo dos mortos para o mundo dos vivos, conectando-os através da cola simbólica das ondas de rádio. Uma 'cola' também usada pelos Von Calhau! nesses programas, a fim de misturar e juntar extratos sonoros das mais diversas origens, tentando alcançar ainda outra meta: conectar o mundo dos vivos com a eternidade.
O podcast Osso Gesto pode ser ouvido em antena3.rtp.pt .
Segue abaixo uma biografia dos artistas.
Imagem aqui: https://we.tl/t-tGQer5CRtv <htt p://?>
(créditos: Von Calhau!)
Para mais informações, consulte a programação de Aveiro 2024:
Sobre os Von Calhau!:
Surgidos no Porto em 2006, Von Calhau! são Marta Ângela e João Alves. Elas vêm desenvolvendo um fecundo trabalho de colaboração nas áreas de música e artes visuais, com múltiplas ramificações e cruzamentos, que vai se manifestando em concertos, performances, edição de discos, realização de filmes e vídeos, desenho, obra gráfica e publicações.
Integraram a exposição “12 Contemporâneos: Estados Presentes” da Fundação de Serralves, apresentaram a exposição individual “oximoroboro” na Culturgest e uma performance no Palais de Tokyo (Paris), além de apresentações ou atuações em instituições como Atelier MTK (Grenoble), MUSAC (León), Mackintosh Museum (Glasgow) e festivais como Netmage (Bolonha), Kraak (Berlim) ou Les Urbaines (Lausanne).
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário