A NERC, tendo já alertado várias vezes a Câmara Municipal de Coimbra para a manutenção destes, ainda não obteve qualquer resposta ou ação para o arranjo dos parques empresariais do concelho de Coimbra.
No Parque Industrial de Taveiro, com perto de 58 empresas instaladas, denota-se a falta de manutenção, o desleixo do dia a dia, a falta de limpeza com acumulação do lixo na via pública, os passeios estragados, que tornam a circulação pedestre quase impossível, e as bocas de incêndio não arranjadas. Esta é a situação atual de uma questão que se tem vindo a arrastar, que se apresenta sem solução, e que causa má imagem a quem visita as empresas nos Parques Empresariais, não dignificando de todo a imagem de Coimbra.
Este alerta foi feito pela NERC nas diferentes reuniões do Conselho Estratégico de Coimbra, tendo já sido alertado o Vereador Miguel Fonseca, responsável pela pasta da Economia e dos Parques, que, lamentavelmente, nada tem feito desde que tomou posse, deixando condições deploráveis dos mesmos (ervas a crescer descontroladamente e passeios intransitáveis para peões), conforme se pode verificar no registo fotográfico efetuado junto do Parque Industrial de Taveiro.
Aliás, é notório que este Vereador nada tem feito nesta área, tanto a nível de apoio a empresas localizadas nestes parques, como por exemplo de Taveiro e Eiras, nem apoiado iniciativas de arranjo dos mesmos. Mais, a nível do marketing e comunicação destes parques, não existe qualquer apoio às empresas posicionadas, que são muito relevantes no tecido económico de Coimbra.
Segundo a NERC, que deixou esta necessidade urgente de intervenção em Ata da última reunião do Conselho Estratégico, urge resolver estas situações, sendo que não há qualquer tipo de justificação para a falta de verbas para manutenção dos parques, especialmente do Parque Industrial de Taveiro, quando existe uma má gestão do dinheiro noutras atividades sem qualquer sentido estratégico.
A NERC, aliás, tendo tido hoje conhecimento da decisão, em sessão da Câmara, da alienação do último lote do Parque Industrial de Taveiro, solicita a consignação desta receita para a resolução urgente de intervenção nos espaços públicos do Parque.
A NERC exige que o dinheiro dos contribuintes pagos através dos impostos pelas empresas, como a derrama que entra nos cofres do Município, seja aplicada no apoio às empresas, quer seja através do arranjo dos espaços de localização empresarial, como a limpeza, a manutenção dos espaços comuns, de sinalética e mais importante na verificação das condições de higiene e segurança contra incêndios nas zonas industriais.
Apelamos à Câmara Municipal de Coimbra e Junta de Freguesia que tomem medidas imediatas e eficazes para a manutenção contínua do parque industrial, para que todos possam desfrutar de um ambiente industrial limpo, seguro, bem conservado e com boa imagem.
*NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra
Nenhum comentário:
Postar um comentário