- Podem candidatar-se juntas de freguesia, associações e cidadãos.
- O intuito é reconhecer e partilhar as boas práticas no âmbito da reciclagem de embalagens das comunidades locais em todo o País.
A Sociedade Ponto Verde (SPV) lança a 2.ª edição do Prémio Junta-te ao Gervásio. Trata-se de uma iniciativa de âmbito nacional, que tem como objetivo destacar e premiar projetos na área da reciclagem de embalagens e da economia circular, desenvolvidos dentro das comunidades locais, por juntas de freguesia, entidades de proximidade e cidadãos. A fase de candidaturas arranca esta terça-feira, 29 de outubro, e termina a 25 de janeiro de 2025.
Podem candidatar-se Juntas de Freguesia, Entidades de Proximidade (associações) e Cidadania Social (pessoas singulares), com projetos desenvolvidos e implementados em todo o território nacional.
As candidaturas podem ser feitas em https://recicla.pt/juntateaogervasio/, local onde está disponível toda a informação. A participação é válida para todas as entidades localizadas em Portugal Continental, arquipélago da Madeira ou arquipélago dos Açores.
São elegíveis projetos que contribuem ou tenham contribuído de forma sustentável para a melhoria da separação das embalagens para reciclagem dentro da comunidade e que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.
A seleção das melhores iniciativas é da responsabilidade de um conjunto de jurados, cujos critérios se baseiam no carácter inovador do projeto, o seu impacto económico, social e ambiental na comunidade local.
No próximo ano serão conhecidos os vencedores, nas diversas categorias, com prémios pecuniários e menções honrosas. Assim, na categoria Freguesias será atribuído um 1.º lugar (kit tecnológico “Gervásio”) e quatro menções honrosas; já em Entidades de Proximidade e Cidadania Social está previsto um top 3 com atribuição de prémios monetários, que perfazem um total de 16.500€, e de menções honrosas, duas em cada categoria.
"É com grande entusiasmo que lançamos a segunda edição do prémio Junta-te ao Gervásio. Este projeto materializa o esforço e o investimento da SPV na promoção de mais e melhor reciclagem de embalagens em Portugal. O sucesso da primeira edição mostrou-nos que as juntas de freguesia, entidades e cidadãos estão dispostos a agir e, por isso, acreditamos que através desta nova edição chegaremos ainda mais longe, causando mais impacto positivo na sociedade”, destaca a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.
“Acreditamos que teremos em mãos projetos com muito valor, que servirão para mostrar que há já muitas iniciativas a serem feitas localmente e que essas boas práticas podem e devem ser replicadas por todo o País. O desafio é grande, mas a nossa vontade de fazer a diferença é ainda maior”, conclui.
Já a Subdiretora-Geral da DGAE - Direção-Geral das Atividades Económicas, Marta Lima Basto, diz: “É com muito gosto que a DGAE se associa ao Prémio Junta-te ao Gervásio, enquanto entidade co-licenciadora das entidades gestoras de fluxos de resíduos. A DGAE apoia todas as iniciativas que possam contribuir para promover a economia circular e para garantir uma maior consciencialização das pessoas, das entidades e, no fundo, de todos aqueles que são intervenientes no processo, que possam acrescentar valor às matérias primas, de modo a que possamos prolongar o valor económico a bem da sustentabilidade de todos e do planeta”.
“O projeto Junta-te ao Gervásio representa uma chama que nos continua a manter alerta para a necessidade de continuarmos a fomentar a reciclagem. Os números são muito claros. Estamos a estagnar do ponto de vista do crescimento da reciclagem e, aqui, há uma necessidade de continuarmos com este tipo de campanhas e projetos para não nos esquecermos que ainda temos um percurso para fazer. A ANAFRE é um parceiro relevante nesta matéria porque identificamos que a proximidade é um fator-chave de comunicação e, por esse motivo, não há ninguém mais próximo do que as juntas de freguesia. Além disso, cada vez mais as juntas de freguesia podem constituir-se como parceiros na ação, não só na divulgação e sensibilização, mas, cada vez mais, na ação”, afirma o Vogal do Conselho Diretivo da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias, Luís Newton.
O evento de apresentação oficial teve lugar esta manhã, nas Cavalariças do Hotel Pestana Palace, em Lisboa, e contou com a presença de Ana Cristina Carrola, Vogal da Agência Portuguesa do Ambiente; Luís Newton, Vogal do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Freguesias;Luísa Schmidt, Socióloga e Investigadora Coordenadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Marta Lima Basto, Subdiretora-Geral da Direção-Geral das Atividades Económicas; e Pedro Morais Soares, Presidente da União das Freguesias de Cascais e Estoril, que se juntaram- a Ana Trigo Morais e Ricardo Sacoto Lagoa, CEO e Coordenador de Marketing & Comunicação da SPV, respetivamente. O encerramento da sessão ficou a cargo de Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente (em vídeo).
O prémio Junta-te ao Gervásio é promovido pela Sociedade Ponto Verde e conta com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias, da ANMP - Associação Nacional dos Municípios Portugueses, da DGAE - Direção-Geral das Atividades Económicas e com o ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.
Mais informações em https://recicla.pt/juntateaogervasio/.
Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.
*Raquel Pelica
**Catarina Simões Farinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário