terça-feira, 29 de outubro de 2024

REGRESSO PéPedal 2024/2025. Ciclaveiro relança o PéPedal, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro, para o este ano letivo 2024-25



A Ciclaveiro está pronta para relançar o Programa PéPedal, um programa de mobilidade ativa desenhado para as escolas, com o objetivo de reduzir o número de crianças que se deslocam para a escola de carro e o sedentarismo infantil. Numa fase inicial, o relançamento do programa passa pelo regresso dos Comboios PéPedal em novembro.
O PéPedal é um programa de mobilidade para as escolas, cujo objetivo é promover e incentivar as deslocações ativas para a escola, como ir a pé ou de bicicleta, reduzindo o número de crianças que se deslocam de carro e o sedentarismo infantil.
Com este programa, incentivamos também a autonomia das crianças, a socialização e o conhecimento do lugar e da comunidade, contribuindo para uma cidade com menos congestionamento automóvel, menos poluída, mais segura e mais humana.

O PéPedal integra iniciativas como:

Comboios PéPedal - incentivam a autonomia das crianças, a socialização e o conhecimento do lugar e da comunidade. São definidas rotas para a escola guiadas por adultos coordenadores (“maquinistas”). As viagens são gratuitas e registadas num passe que acumula pontos a serem trocados por vantagens da Rede de Amigos PéPedal;
Amigos PéPedal - uma rede que convida o comércio local e outras entidades a reconhecerem os benefícios do programa para a saúde, autonomia das crianças, e o contributo que as crianças que se deslocam de forma ativa dão à cidade e à comunidade, recompensando a sua atitude para a mudança.

Consultórios PéPedal - levam às escolas profissionais de saúde que sensibilizam para a importância da mobilidade ativa para a saúde física e mental;
Academia Mini Rodas - uma iniciativa mensal, aberta à comunidade, que ensina de forma divertida a andar de bicicleta na cidade.

No ano letivo anterior, o programa foi implementado em 4 escolas de ensino pré-escolar e de 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Aveiro (CE Barrocas, EB Glória, CE Santiago e EVB Vera Cruz), foram criadas 12 rotas seguras a pé e de bicicleta para a escola, foram feitas cerca de 2000 viagens nos comboios, consultadas 805 crianças no consultório médico e envolvidos 18 parceiros no comércio local e agentes desportivos e culturais que integraram a rede de amigos PéPedal, encerrando a implementação do programa com um balanço muito positivo junto da comunidade escolar. Este sucesso revelou uma surpreendente mobilização das famílias e o grande potencial para o crescimento e continuidade do PéPedal.

Por estas razões, a Ciclaveiro está a postos para relançar já em novembro o programa PéPedal, começando pelos Comboios PéPedal, estando o formulário para inscrição de voluntários para maquinistas já disponível no site.

A Cicalveiro está também ativamente à procura de apoios para que este programa possa ter sustentabilidade e continuidade para edições futuras.

Mais uma vez, através deste programa, vimos reforçar a importância de trabalhar este tema desde cedo nas escolas, contagiando as famílias, envolvendo a comunidade na construção de uma cidade melhor para viver, de cidadãos mais conscientes e críticos com as opções que tomam e do seu importante papel na mudança coletiva.

Por fim, partilhamos o link para um vídeo-resumo do primeiro ano do programa PéPedal que decorreu nas 4 escolas de ensino pré escolar e 1º. ciclo do Agrupamento de Escolas de Aveiro, durante o ano letivo 2023-2024: https://youtu.be/ui7b68ILUJc?feature=shared

Sobre o programa PéPedal: pepedal.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário