No passado dia 14 de novembro de 2024, foi inaugurada a exposição "Lições de transparência - Técnicas de Vidro Contemporâneo”, no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro.
Esta exposição decorre de um convite feito pelo Município da Marinha Grande ao CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica, para a coorganização de uma mostra coletiva de trabalhos desenvolvidos em contexto de formação nas suas instalações na cidade vidreira.
No momento inaugural, estiveram presentes a direção do CENCAL e dos estabelecimentos de ensino que se associaram a esta mostra, como a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, a Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
A vereadora da Cultura, Ana Alves, ressaltou a importância da história do vidro e seu “saber fazer” e a necessidade de, honrando a tradição, reinventá-lo através de novos olhares que o prometam para o futuro de forma sustentada.
Nesta cerimônia, também foi lançado o desafio ao CENCAL para a criação de um protocolo que garanta a continuidade do trabalho conjunto na preservação e divulgação do vidro.
Numa exposição em que o saber tradicional dialoga, de forma estreita, com a contemporaneidade, o Município da Marinha Grande convidou a artista marinhense Vânia Colaço para a sua curadoria.
São exibidas obras de vidro contemporâneo de 31 artistas: Afonso Tordo, Ana Sanches, António Palmeira, Beatriz Cunha, Beatriz Moura, Catarina Bach, Daniel Castro Lobo, Daniel Sousa, Daniela Pinheiro, Elis Cravinho, Helena Freitas, Helena Valsecchi , Jeremy Pajeanc, Joana Silva, João Sotero, João Xará, Laura Oliveira, Liliana Araújo, Luís Oliveira, Magali Marinho, Mário Lopes, Mayra Deberg, Norberto Jorge, Olga Mendes, Patricia Oliveira, Rute Rosas, Rute Saraiva, Samuel Reis, Thomaz Bondioli, Victor Agostinho e Wilson Esperança.
A exposição fica em cartaz até 31 de janeiro de 2025, de quarta a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 18h (últimas entradas às 12h30 e 17h30). A entrada é gratuita.
*Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário