"O Seu Lixo para Toda a Gente Ver", assim se denomina esta ação levada a cabo pela GESAMB, que tem tanto de inusitada, como de provocatória e visa, acima de tudo, confrontar a população do distrito de Évora para uma constatação irrefutável - continuamos a fazer muito lixo e ainda reciclamos muito pouco!
O atual cenário é insustentável à luz das atuais metas constantes no Plano Nacional de Gestão de Resíduos que, no caso português, e em particular no distrito de Évora, estão ainda aquém de serem cumpridos.
Amanhã, terça-feira, quem passar pela Praça 1.º de Maio, em Évora, será confrontado de uma forma inequívoca e realista com uma instalação feita de … lixo. "O Seu Lixo para Toda a Gente Ver" é composto por um grande aglomerado de 80 sacos de lixo, equivalente a mais de meia tonelada de lixo que cada pessoa, residente nos concelhos servidos pela GESAMB, produziu em 2023. Para representar o lixo produzido por toda a população do distrito de Évora seria necessário expor 11.5 milhões de sacos!
A ação coloca a nu este desperdício de potencial para reciclagem e revela precisamente o ridículo entre a quantidade de resíduos produzidos e a quantidade que é efetivamente separada pelos cidadãos nos concelhos abrangidos. A Gesamb pretende assim agitar as consciências através de uma iniciativa que está enquadrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se assinala de 16 a 24 de novembro.
"O Seu Lixo para Toda a Gente Ver" é uma iniciativa que se prevê que seja itinerante pelos 12 concelhos abrangidos pela GESAMB, permanecendo cerca de uma semana nas zonas centrais de cada local por forma a chegar ao maior número de habitantes.
Mais informações, pedidos de entrevista, por favor, entre em contacto.
*Sara Pereira de Oliveira*
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário