quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Dia 13 de janeiro, às 14h30, em formato online. Católica Porto Business School organiza aula aberta sobre Ética no Trabalho: Obrigação ou Convicção?


Helena Gonçalves, coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School, é a oradora do webinar sobre “Ética no Trabalho: Obrigação ou Convicção” que se realiza a 13 de janeiro, no âmbito do Curso Executivo de Ética, Compliance e Whistleblowing nas Organizações, intitulado "Ética no trabalho: obrigação ou convicção?". Neste webinar vão debater-se os resultados do estudo trienal "Ethics at Work", apresentado no final de 2024, a sua evolução em termos nacionais, de 2018 a 2024, e vão ser efetuadas algumas recomendações sobre como criar culturas (mais) éticas.
De acordo com o estudo "Ethics at Work" liderado pelo Institute of Business Ethics, e efetuado em Portugal com a parceria da Católica Porto Business School, um em cada quatro colaboradores (25%) está ciente dos comportamentos que violam a lei ou os padrões éticos das suas organizações no último ano. Este número representa um aumento significativo em relação aos 18% registados em 2021. No total participaram 12 mil pessoas de 16 países.

O estudo revelou também que um em cada três entrevistados (35%) tem conhecimento de abuso de autoridade, enquanto 32% relataram estar cientes de casos de bullying e assédio. Em paralelo, 20% dos colaboradores reconheceram ter conhecimento de assédio sexual. Apesar disto, um terço dos colaboradores que souberam de má conduta optaram por não a relatar. Os principais motivos para esta falta de denúncia incluem o medo de prejudicar as suas carreiras (34%) e a preocupação de que a organização não tomaria medidas corretivas (34%).

O Ethics at Work está disponível para consulta, na íntegra, em https://www.ibe.org.uk/ethicsatwork2024.html.

O webinar sobre “Ética no Trabalho: Obrigação ou Convicção” realiza-se a 13 de janeiro, pelas 14h30, no âmbito do Curso Executivo de Ética, Compliance e Whistleblowing nas Organizações.


*Fernanda Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário