I – Feira Vocacional incentiva jovens a encontrar a sua vocação
O evento organizado pela Câmara de Aveiro realiza-se nos dias 18 e 19 de fevereiro e contará com Bruno Seco, Nuno Delgado,
João Neto e Paulo Costa como convidados especiais
Nos dias 18 e 19 de fevereiro, o Parque de Feiras e Exposições de Aveiro acolhe a 9.ª Edição da Feira Vocacional e Profissional de Aveiro, entre as 09h00 e as 16h30, sob o lema “À descoberta da minha vocação”, uma oportunidade para quem procura orientação vocacional, emprego ou formação. O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, vai visitar a Feira, no dia 18 de fevereiro (terça-feira), pelas 10h30.
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, em coorganização com os sete Agrupamentos de Escolas do Município de Aveiro, e tem como objetivo agregar, num único evento, diversas ofertas educativas, formativas e saídas profissionais, com o intuito de proporcionar aos alunos do 9.º ao 12.º ano o acesso e o contacto com diversas entidades do sistema educativo, contribuindo assim para a descoberta de vocações e escolhas profissionais dos alunos.
Do programa destacamos alguns convidados que irão participar na Feira Vocacional e Profissional que estarão em conversa informal com os alunos para falarem do seu percurso profissional, o seu poder de liderança, a sua vocação, o trabalho e dedicação que deram para chegar aos seus objetivos. Bruno Seco, selecionador Nacional de Futebol de Rua, com o Prémio Melhor Treinador do Mundo em 2017, coordenador técnico e treinador de futebol, embaixador da Ética no Desporto e autor do Livro “Mentalidade Siiigaaaa”; Nuno Delgado, 3.º lugar nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, na modalidade de Judo e Presidente da Escola de Judo Nuno Delgado; João Neto, “Maratonista sobre-humano” começou a correr aos 45 anos. Entre muitas provas correu a maratona do Polo Norte. Lançou o livro “Correr sem limites” e Paulo Costa, gestor e empreendedor, promove centenas de Eventos Desportivos nacionais e internacionais, nomeadamente, a Maratona da Europa.
Com uma área expositiva de 4000 m2 e um vasto programa de atividades e workshops dedicados, os alunos poderão encontrar ofertas formativas, saídas profissionais, produtos ou ofertas de emprego, apresentadas por mais de 60 entidades, desde o ensino básico ao secundário, profissional, superior e politécnico, privado e público, entidades associativas e institucionais.
II – “Música na Escola” regressa para dar a conhecer Beethoven aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Encerramento no Teatro Aveirense no domingo, 23 de fevereiro
No âmbito do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA) para o ano letivo de 2023/2024, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), com a colaboração da Orquestra Filarmonia das Beiras, irá promover mais uma edição da iniciativa “Música na Escola” destinada a todos os Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município. As sessões pedagógicas terão lugar nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro no Centro de Congressos de Aveiro.
Esta iniciativa tem como objetivo divulgar, sensibilizar e formar o público infantil para a música erudita, divulgar a arte da ópera, participar num concerto ao vivo e interagir com a Orquestra, cantores e apresentador, bem como, alargar os horizontes culturais e a experiência técnica a partir da audição da música.
Sob o mote “Beethoven”, na edição de 2025, a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo Maestro Jan Wierzba, convida todos os Alunos, Docentes e Assistentes Operacionais, a conhecer Beethoven e a sua música.
Para além de proporcionar as sessões pedagógicas, a CMA facultará, igualmente, o transporte de todos os alunos para o Centro de Congressos, numa aposta de investimento na Educação e Formação dos mais novos.
Encerramento com Concerto de Família
A sessão de encerramento realiza-se no domingo, dia 23 de fevereiro, pelas 16h00, com o Concerto de Família no Teatro Aveirense, num momento de partilha e interação entre as Crianças e os seus Familiares.
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário