A caminhada pela rota do “Comboio de Lata”, organizada pelo Município da Marinha Grande, no dia 23 de fevereiro, revelou-se um grande sucesso, tendo contado com a participação de mais de 200 pessoas.
Entre os participantes esteve o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, que expressou a sua satisfação pelo elevado número de participantes e pelo interesse demonstrado na história e património local.
A iniciativa proporcionou uma verdadeira viagem no tempo, ao longo da antiga linha do Comboio de Lata. Este percurso histórico que atravessou o Pinhal do Rei, teve início em Pedreanes. O trajeto de 10 km contemplou locais emblemáticos como Guarda Nova, Tremelgo, Pedreira, terminando no Jardim do Bambi, em São Pedro de Moel.
Ao longo da caminhada, os participantes puderam aprofundar os seus conhecimentos sobre o impacto histórico do comboio a vapor "Décauville", que circulou no Pinhal do Rei de 1923 a 1965, através das explicações do investigador marinhense Eduardo Gaspar.
Entre os participantes, destacou-se o entusiasmo pelo contacto direto com a história e bonitas paisagens. Evocaram-se memórias de tempos antigos, quando a locomotiva era utilizada para transporte de mercadorias e madeira, mas também para momentos de lazer, como os piqueniques do Dia da Espiga e caçadas.
O próximo passeio pedestre com história realiza-se no dia 30 de março e tem como tema “O Pombal do Rei”. A concentração está marcada para as 09h00, no Arquivo Municipal, ou às 09h30, junto à Estátua D. Dinis/ Rainha Santa Isabel (em São Pedro de Moel), onde será o início e fim do itinerário de 10 km. A participação é gratuita e não necessita de inscrição prévia.
*Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário