A região Centro de Portugal acolheu, pela primeira vez, a cerimónia de entrega dos prémios do prestigiado Guia. Evento em Coimbra reuniu os protagonistas do turismo nacional.
O Centro de Portugal esteve em grande destaque na edição de 2025 dos prémios “Guia Boa Cama Boa Mesa”, com cinco hotéis, cinco restaurantes e duas personalidades da região a estarem entre os distinguidos. Pela primeira vez, a cerimónia de entrega decorreu fora de Lisboa, tendo o Convento São Francisco, em Coimbra, acolhido o evento – um sinal claro do reconhecimento da relevância crescente da região.
O “Guia Boa Cama Boa Mesa”, publicação do jornal Expresso, distingue há mais de duas décadas a excelência no setor turístico português. As Chaves de Platina, Ouro e Prata premeiam os melhores alojamentos, enquanto os Garfos de Platina, Ouro e Prata distinguem os melhores restaurantes. A edição de 2025 reconheceu um total de 40 restaurantes e 33 unidades de alojamento em todo o país.
A cerimónia, apresentada por Bárbara Guimarães, contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e de outros protagonistas do setor, assim como dos empresários premiados. Na ocasião, o presidente da Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura, deu as boas-vindas e destacou a importância da descentralização do evento: “Receber esta cerimónia no Centro de Portugal é uma honra e um reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos os profissionais do setor. Um dos focos principais da entidade Turismo do Centro é atrair para a região Centro eventos com grande qualidade”.
Rui Ventura destacou também a aposta da entidade no turismo gastronómico. “A gastronomia e os vinhos fazem parte do saber e dos sabores deste território. Recentemente, apresentámos na BTL o projeto ‘Sabores ao Centro’, com o qual queremos com que os turistas percorram todo o nosso território. É o reconhecimento do trabalho de cada um dos homens e mulheres que trabalham na área do turismo”, sublinhou.
Lista de premiados do Centro de Portugal
No segmento hoteleiro, o hotel Areias do Seixo (Mexilhoeira, Torres Vedras) conquistou uma Chave de Platina, subindo de nível em relação ao ano passado. Com Chave de Ouro, foram galardoados as Casas do Côro (Marialva, Mêda) e o Luz Charming Houses (Fátima, Ourém), que também subiu de nível este ano. Com Chave de Prata foram distinguidos a Casa de São Lourenço (Manteigas) e, em estreia, o H2OTEL – Congress & Medical Spa (Unhais da Serra, Covilhã).
Na área da restauração, o Mesa de Lemos (Silgueiros, Viseu) voltou a receber um Garfo de Ouro. A região conquistou ainda quatro Garfos de Prata: Rei dos Leitões (Mealhada), Casinha Velha (Leiria) e, em estreia, A Lúria (Tomar) e DeRaiz (Viseu).
De destacar ainda que os prémios Personalidade Revelação distinguiram duas personalidades da região Centro. Na categoria “Mesa”, o escolhido foi o chef João d’Eça Lima, pelo Xisto º Restaurante (Louçainha, Penela) e, na categoria “Cama”, o prémio foi para Márcia Vilar, pelo projeto Story Studio Sortelha (Sortelha, Sabugal).
O Guia Boa Cama Boa Mesa 2025 estará disponível nas bancas a partir de 9 de maio.
Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.
*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal
**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário