quarta-feira, 7 de maio de 2025

Novo Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto avança para adjudicação; “Visita em Rede” dedicada ao Património Imaterial realiza-se em Aveiro no dia 8 de maio

 I - Novo Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto avança para adjudicação
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vai deliberar, na reunião do Executivo agendada para esta quinta-feira, 8 de maio, a adjudicação da empreitada de construção do novo Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto à empresa ATLÂNTINÍVEL – Construção Civil, Lda., num investimento de 22.103.700,20€ e com um prazo de execução de 540 dias.
Este novo equipamento desportivo surge com o objetivo de responder às necessidades da comunidade aveirense, com especial enfoque nos programas de “Desporto para os Cidadãos” promovidos pela CMA e no apoio às associações desportivas com modalidades de pavilhão.
O projeto contempla quatro campos polidesportivos, um dos quais dotado de bancadas com capacidade para 2.500 espetadores. Estão ainda previstas infraestruturas complementares, como um ginásio polivalente, salas de reabilitação e formação, auditório, sala de estudo, bem como espaços de apoio técnico e administrativo destinados a treinadores, clubes e associações.
O novo pavilhão integrará também uma área afeta à equipa técnica da Câmara Municipal responsável pela gestão do equipamento e da política desportiva municipal. Estão igualmente previstas áreas passíveis de concessão, nomeadamente um ginásio, bares de apoio e uma clínica de fisioterapia.
Com uma área de implantação de 10.400 m2 e uma área bruta de construção de 22.615 m2, o novo Pavilhão será dotado de soluções que garantem eficiência energética e funcionalidade.
A construção do Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto representa um investimento estratégico para o Município, colmatando a ausência de um pavilhão municipal e reforçando a capacidade de resposta às necessidades dos clubes, das associações, dos programas municipais de formação desportiva e da comunidade em geral – desde os mais jovens aos seniores.
A apresentação do projeto pode ser vista no vídeo disponível em:

II – “Visita em Rede” dedicada ao Património Imaterial realiza-se em Aveiro no dia 8 de maio
A Câmara Municipal de Aveiro promove, no próximo dia 8 de maio, quinta-feira, a iniciativa “Visita em Rede”, com enfoque no Património Cultural Imaterial do Município. A ação tem início marcado para as 9h30, no Museu de Aveiro / Santa Joana, e destina-se a profissionais de museus integrados na Rede Portuguesa de Museus (RPM).
Esta edição insere-se no programa Visitas em Rede, lançado em outubro de 2024 pela Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., com o objetivo de promover o intercâmbio e partilha entre profissionais de museus credenciados pela RPM, como é o caso dos Museus de Aveiro.
A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória através do e-mail: museusdeaveiro@cm-aveiro.pt<mailto:museusdeaveiro@cm-aveiro.pt> .

Programa:

• 09h30 – Receção no Museu de Aveiro / Santa Joana.

• 09h45 – “Culto a Santa Joana”: Visita guiada aos espaços mais representativos da devoção à padroeira da cidade, incluindo a Igreja de Jesus, o túmulo e o coro baixo, a Sala de Lavor e elementos como o retrato da Princesa e as relíquias de Santa Joana. A visita será orientada por José António Christo e Maria da Luz Nolasco, com destaque para obras da exposição permanente e esculturas processionais italianas do século XVIII.

• 11h00 – “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval na Região de Aveiro”: Exibição de documentário e apresentação sobre o processo de inventariação e documentação desta tradição, com a intervenção de José Eduardo de Matos, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

•13h45 – “A Festa de São Gonçalinho”: Visita à Capela e zona envolvente, com contextualização da celebração anual, incluindo o tradicional arremesso de cavacas, a missa, a procissão, os concertos e a Passagem do Ramo. A visita será orientada por Andreia Vale Lourenço e pela Mordomia de São Gonçalinho.

•16h00 – Partilha e Reflexão: Debate sobre a importância da inventariação do Património Cultural Imaterial e o papel dos museus na sua salvaguarda, com a participação da Divisão de Cadastro, Inventário e Classificação do Património Cultural do IP.

• 17h00 – Lanche e encerramento da jornada.

A “Visita em Rede” pretende valorizar e promover o conhecimento sobre manifestações identitárias da cultura aveirense, reforçando o papel dos museus como agentes ativos na preservação do Património Imaterial.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário