O Município da Marinha Grande inaugurou, este sábado, 28 de junho de 2025, o Monumento à Arte Xávega, no passadiço junto aos Pavilhões da Arte Xávega, na Praia da Vieira. A cerimónia constituiu um momento de reconhecimento à comunidade que mantém viva esta prática ancestral e um gesto de orgulho e homenagem, que pretende preservar, valorizar e divulgar o património cultural e imaterial do concelho.
O monumento integra uma embarcação tradicional, que foi gentilmente doada pela família de Joaquim Rosa (já falecido) – uma figura marcante da arte xávega na Praia da Vieira. Estiveram presentes os seus filhos, Álvaro, Joaquim e Rui (Xaréu) Rosa, numa cerimónia emotiva, que assinalou a preservação da memória coletiva e das vivências ligadas ao mar.
Estiveram também presentes o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e representantes de várias entidades locais e regionais, que se associaram a este tributo.
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, dirigiu palavras de agradecimento à família Rosa pela doação do barco, sublinhando que “este monumento é um símbolo da nossa identidade, um testemunho da coragem, da resiliência e do saber das nossas comunidades piscatórias. Agradeço profundamente à família de Joaquim Rosa este gesto de grande generosidade, que permitirá perpetuar a memória da arte xávega e das suas gentes. Esta é, também, uma forma de dizer que o futuro se constrói com respeito pelo passado.”
A embarcação foi recuperada pelos serviços da Câmara Municipal, devolvendo-lhe o seu valor simbólico e visual, enquanto homenagem às gentes do mar que durante décadas moldaram a identidade da Praia da Vieira.
*Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário