O CTCV tem o prazer de anunciar a sua participação no projeto europeu CERAMIC+, recentemente selecionado no âmbito do programa Interreg Sudoe. Este ambicioso projeto, com a duração de três anos, visa preservar e modernizar o artesanato tradicional em cerâmica através da incorporação de tecnologias inovadoras, reforçando simultaneamente a capacidade de inovação das PMEs do sector.
Perante o desaparecimento progressivo do saber-fazer ancestral no domínio da cerâmica, o CERAMIC+ responde à procura crescente do público por um regresso ao artesanato tradicional, tanto no design contemporâneo como na decoração de interiores. O objetivo é claro: preservar este património cultural, assegurando a sua transmissão e adaptação aos desafios atuais.
O projeto reúne parceiros de quatro regiões cerâmicas emblemáticas: a Comunidade Valenciana (Espanha), as regiões Nouvelle-Aquitaine e Occitanie (França) e a região Centro (Portugal). Em conjunto, irão elaborar uma estratégia comum, desenvolver soluções tecnológicas adequadas e implementar ações-piloto destinadas a modernizar, revitalizar e internacionalizar o artesanato e as PMEs do setor.
As prioridades do projeto incluem:
- Desenvolver e melhorar as capacidades de inovação das PME’s no setor da cerâmica tradicional e das artes e ofícios.
- Investigar e assimilar soluções tecnológicas para desafios comuns.
- Reforçar o setor da cerâmica tradicional.
Coordenado pelo Instituto de Tecnologia Cerâmica (ITC-AICE) em Espanha, o CERAMIC+ reúne um consórcio transnacional de 10 parceiros:
- EASD Castelló (Escola de Arte e Superior de Desenho de Castellón), Espanha
- Ayuntamiento de Onda Concejalí (Câmara Municipal de Onda), Espanha
- CEVICA S.L. (Fabricante de azulejos e revestimentos), Espanha
- Pôle Européen de la Céramique, França
- ENSAD LIMOGES (Escola Nacional Superior de Arte e Design), França
- Mairie de Martres-Tolosane, França
- CTCV (Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro), Portugal
- CEARTE (Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património), Portugal
- ADXTUR (Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto), Portugal
De realçar que, adicionalmente, fazem parte do projeto como parceiros institucionais o Município de Coimbra e a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (APTCVC).
Na qualidade de parceiro coordenador português, o CTCV irá desempenhar um papel fundamental na transferência de tecnologia, na ligação entre inovação e tradição e na divulgação das melhores práticas em todo o espaço Sudoe.
"Este projeto marca uma etapa importante no reconhecimento do papel cultural, económico e tecnológico da cerâmica tradicional na Europa. O CERAMIC+ vai reunir o passado e o futuro, os artesãos e os investigadores, o saber-fazer e a inovação.", Ana Carvalho, Gestora e Coordenadora de Projetos no CTCV.
Melhores cumprimentos
*Nuno Nossa

Nenhum comentário:
Postar um comentário