I – Ribau Esteves presidiu a reuniões da Rede Europeia Arte Nova na Eslovénia
O Presidente Ribau Esteves, na sua condição de Presidente da Rede Europeia Arte Nova (RANN), presidiu às reuniões da Direção e da Assembleia Geral (AG), que se realizaram em Liubliana, na Eslovénia, a 4 e 5 de setembro 2025.
Estas são as únicas reuniões da Direção e da AG que se realizam em modo presencial durante o ano, dado que todas as outras ocorrem pela utilização de plataformas de comunicação on line.
Foram muitos os temas tratados nestas reuniões, ligados ao desenvolvimento de atividades de 2024 e 2025 da RANN, nomeadamente aos projetos financiados por Fundos Comunitários em execução e em fase de elaboração de novas candidaturas, assim como à adesão de novos membros.
Na sua comunicação aos membros da AG, o Presidente da Câmara de Aveiro e da RAAN, exortou os presentes “a conquistar a atenção dos Políticos responsáveis pelas organizações que são membros da RANN, a dedicarem mais atenção a esta plataforma de cooperação entre Estados Europeus, assumindo-a como mais um instrumento de valorização da Europa, dos seus fatores de diferenciação, sabendo que a Cultura Arte Nova é um desses fatores. Numa fase muito delicada da vida Europa, a sua dimensão humanista de receção de gente de todo o Mundo, tem de ser devidamente acompanhada por um investimento forte na valorização dos fatores diferenciadores da Europa, da sua Cultura, que a fazem única e especial no cenário mundial”.
Além disso o Presidente Ribau Esteves convidou os parceiros da RANN a estarem presentes em Aveiro na cerimónia de abertura da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que se vai realizar no próximo dia 18 de outubro, e/ou a visitar as suas exposições até ao dia 18 de janeiro 2026.
Além das visitas guiadas à Cidade de Liubliana, em especial aos seus elementos edificados Arte Nova, a viagem terminou com uma receção oficial na Câmara Municipal.
Fotografia disponível aqui: https://fromsmash.com/rececao-na-Camara-de-Liubliana
II – Câmara de Aveiro prossegue valorização como Cidade Arte Nova, no Museu Arte Nova, na Formação de Operadores Turísticos e da Comunidade Escolar
Está em desenvolvimento o processo de qualificação do discurso museológico e museográfico do Museu Arte Nova, introduzindo os novos conhecimentos sobre a presença deste movimento artístico em Aveiro e a sua relevância internacional, estimando-se a sua conclusão no final deste mês de setembro. Esta ação teve início com o acordo para a desinstalação da Casa de Chá, que permitiu a requalificação física e do discurso / circuito de visitação do Museu Arte Nova.
Vai decorrer no dia 29SET25 uma ação de formação para Operadores Turísticos, com vista à qualificação dos Guias Turísticos a operar na Cidade e no Município de Aveiro, para que iniciem o trabalho na área da Arte Nova. Sendo uma matéria tecnicamente mais densa, os Técnicos da Câmara de Aveiro vão ser os formadores nesta área, abrindo uma via de contacto para apoiar na criação de roteiros turísticos que promovam a Arte Nova.
Está em fase de conclusão o projeto PRIMOTEKA, desenvolvido no âmbito do projeto europeu "Art Nouveau as a new EUtopia", do qual Aveiro faz parte, e que é liderado pela Rede Europeia Arte Nova / RANN. Este projeto de promoção / medição junto dos Alunos das Escolas do Município, resulta na criação de um recurso pedagógico que permitirá trabalhar a Arte Nova em contexto de Escola, complementando o trabalho que já vem sendo feito através da visita ao Museu Arte Nova. Esta ferramenta pedagógica permitirá formar, de forma lúdica, os Alunos, para que compreendam os princípios e as características da Arte Nova, nomeadamente a forma única como este Movimento artístico se manifestou em Aveiro.
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:
Postar um comentário