Protocolo foi assinado hoje na Figueira da Foz, durante a apresentação do Campeonato Nacional de Estrada e da Corrida dos Reis.
A Turismo Centro de Portugal formalizou hoje um protocolo de cooperação com a Federação Portuguesa de Atletismo, que reafirma o compromisso da entidade regional com o desporto enquanto motor de desenvolvimento turístico, económico e social. A parceria foi assinada na Figueira da Foz, durante a conferência de imprensa de apresentação oficial do Campeonato Nacional de Estrada e da Corrida dos Reis, que regressam a esta cidade no próximo dia 17.
Com este protocolo, o atletismo assume-se como um produto estruturante da afirmação do Centro de Portugal enquanto destino de excelência para a prática desportiva.
Na sua intervenção, o presidente da Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura, sublinhou que o apoio ao atletismo resulta de uma visão estratégica muito clara. “Entendemos que o turismo ativo e desportivo é um fator determinante na promoção do território e na coesão territorial. As provas de atletismo, nas suas várias vertentes, seja em estrada ou em trail, têm a capacidade de atrair pessoas ao território ao longo de todo o ano e de prolongar a sua permanência. As famílias acompanham os atletas, o que gera desenvolvimento económico para os locais”, afirmou. “É, por isso, com muita convicção que assinamos este protocolo com a Federação Portuguesa de Atletismo. É um passo importante para a afirmação do Centro de Portugal enquanto destino desportivo de referência”, acrescentou Rui Ventura.
Por seu lado, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, considerou a parceria com a Turismo Centro de Portugal um passo decisivo para o crescimento sustentado da modalidade: “Hoje, há famílias inteiras que já programam as suas férias em função dos eventos desportivos. É um fenómeno em crescimento, com impacto direto na economia local”.
A parceria agora formalizada prevê o apoio da Turismo Centro de Portugal a eventos de atletismo realizados na região, que funcionam como plataformas privilegiadas de ativação turística e afirmação do destino. Os eventos-âncora da cooperação são o Campeonato Nacional de Estrada, na Figueira da Foz, e o Campeonato Nacional da Milha, que se realiza em Coimbra no mês de abril.
O acordo assenta em vários eixos estratégicos, que incluem a promoção e notoriedade territorial, a governação colaborativa entre entidades, a capacitação técnica e organizativa dos agentes locais e o reforço do impacto social e comunitário da corrida.
Com este protocolo, a Turismo Centro de Portugal reafirma uma visão de longo prazo, que posiciona o Centro de Portugal como um território onde o desporto, o turismo e a qualidade de vida caminham lado a lado, atraindo atletas, famílias e visitantes, promovendo estilos de vida ativos e contribuindo para um desenvolvimento regional mais equilibrado, sustentável e inclusivo.
Campeonato Nacional de Estrada na Figueira da Foz com condições para bater recordes
Antes da assinatura do protocolo, foram apresentados o Campeonato Nacional de Estrada e a Corrida dos Reis, que se realizam no dia 17. O Campeonato Nacional, que decorre pelo segundo ano consecutivo na Figueira da Foz, tem um percurso urbano de 10 quilómetros, redesenhado para ser mais rápido, plano e tecnicamente favorável à obtenção de grandes marcas.
A prova, que se desenrola nas avenidas marginal e ribeirinha da cidade, deverá reunir entre 1.500 e 2.000 atletas nas competições masculina e feminina, contando já com a participação de alguns dos principais nomes do atletismo português. Isaac Nader, campeão mundial dos 1.500 metros e campeão nacional de estrada em título, será um dos protagonistas.
A Corrida dos Reis, que decorre em simultâneo e no mesmo percurso do Campeonato Nacional de Estrada, afirma-se novamente como uma das provas mais participadas do calendário nacional, estando aberta a atletas federados e não federados. As 1.000 inscrições iniciais esgotaram rapidamente, levando a Federação Portuguesa de Atletismo a disponibilizar vagas adicionais, num sinal claro da forte adesão popular e da capacidade do evento para envolver famílias, visitantes e a comunidade local, ampliando o seu impacto turístico e económico.
A conferência de imprensa contou ainda com a participação – além de Rui Ventura e Domingos Castro – de Manuel Domingues, vereador do Desporto da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Pontes, presidente da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, e dos atletas Laura Taborda (Sporting de Braga), Alexandre Figueiredo (Benfica) e Rui Pinto (Sporting). Pedro Pontes, diretor do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da Turismo Centro de Portugal, esteve também presente no evento.
Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.
*Cátia Aldeagas
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal
**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário