sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Caráter e Fidelidade

• Deus deseja modelar nosso carácter;
• Homens que foram usados por Deus tiveram que passar por processos antes de assumir a missão a eles destinada.
• Moisés dos 40 aos 80 anos viveu no deserto sendo moldado e preparado para sua grande missão. Dos 80 aos 120 anos Moisés alcança sua maturidade ministerial, e a Bíblia relata que “Era o varão Moisés mui manso, mais do que todo os homens que havia sobre a terra” Números 12:3.
• Um carácter reformado nos habilita a missões especiais;
• A verdadeira liderança requer um trabalho intenso, profundo no interior de cada pessoa; é um trabalho que requer esforço e paciência para ver o fruto. Se não desanimarmos, conseguiremos resultados extraordinários.
• Jesus trabalhou por 3 anos e meio em 12 pessoas, 12 discípulos escolhidos por Deus. Chamados para se tornarem o legado vivo do Senhor Jesus na Terra.
• Jesus, durante os 30 primeiros anos, cresceu em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.
• José filho de Israel passou por inúmeras provas em seu período de crescimento e maturidade.
• Todo homem chamado por Deus para exercer seu chamado de liderança passou por inúmeras provas que forjaram o carácter para a obediência e a fidelidade.

Homens Especiais?
• Não creio que estes homens tivessem algo de especial que os habilitassem a se tornarem em heróis da fé. Creio que eram homens comuns que aprenderam a se sujeitar a Deus, permitindo-se moldar pelas mãos do Oleiro.
• Existe uma forte tendência em admirarmos os heróis da fé como se fossem seres especiais. A Bíblia cita esses homens não para nos distanciarmos deles, mas para nos inspirar e produzir em nós o desejo de imitá-los a fim de sermos usados por Deus nesta geração.
• Deus dá oportunidades a todos sem distinção. E nisto todos nós podemos nos gloriar em nossas tribulações, provações, lutas… Pois todos temos nisso, oportunidades para sermos aprovados.
• As crises não formam o carácter, mas o revelam. A adversidade obriga a pessoa a escolher um dos dois caminhos: o carácter ou o a concessão.
• O modo como um líder trata as circunstâncias da vida diz muito sobre o seu carácter.
• Quando uma pessoa escolhe o carácter torna-se mais forte, ainda que a escolha traga consequências negativas. Ex.: José do Egito, parteiras, Sadraque, Mesaque, Abedenego…

Por que Deus se importa com nosso carácter?
• O carácter influi numa das responsabilidades mais marcantes do líder: a tomada de decisões.
“Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.”, Mateus 15:14.

1. Carácter é mais do que falar
“Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.”, Lucas 6:49.
• Você pode dizer que tem integridade, mas a acção é o indicador do carácter. Seu carácter determina quem você é. Quem você é determina o que você vê. O que você vê determina aquilo que você faz. Por isso não se separa o carácter de um líder de suas acções.

2. Talento é um dom, mas carácter, é uma escolha
Deus disse: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,”, Deuteronómio 30:19.
• Não temos controle de muitas coisas na vida. Entretanto escolhemos nosso carácter. De fato nós o criamos cada vez que fazemos uma escolha.
• À medida que se vive e faz escolhas hoje, está continuamente criando seu próprio carácter.

3. Carácter traz sucesso duradouro com as pessoas
“47 Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. 48 É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.”, Lucas 6:47-48.
• A verdadeira liderança sempre envolve outras pessoas.
• Os seguidores não confiam em líderes cujo carácter apresenta falhas nem os seguirão.

4. Os líderes não podem estar acima das limitações do próprio carácter
“Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”, Mateus 25:26.
• Há pessoas altamente talentosas que se desestruturam ao alcançar certo nível de sucesso. A explicação desse fenómeno é o carácter.
• Arrogância, sentimentos dolorosos de solidão, busca de aventuras destrutivas ou adultério. Qualquer uma delas é um preço terrível a pagar pela fraqueza de carácter.
G. Alan Bernard, afirmou que “para obter o respeito que a liderança exige é necessária uma ética inquestionável”.
Um líder não só permanece acima do limite entre o certo e errado, mas também fica bem distante das ‘áreas cinzentas’’’.

O que fazer para melhorar o carácter?
- Procure falhas;
- Procure padrões;
- Enfrente as consequências;
- Reconstrua.
“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”, Provérbios 28:13.
Oração:
- Renovação;
- Remoção das falhas de Carácter;
- Invocação do Espírito Santo que guia os filhos de Deus;
Isaías 11:2 Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.

Ter autoridade para tomar atitudes corretas.

Salmos 32:8 Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.
Salmos 33:11 O conselho do SENHOR dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações.
Salmos 73:24 Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória.
Provérbios 8:14 Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza.
Provérbios 21:30 Não há sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o SENHOR.

Fonte: coisas do meu arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário