quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

360º - A grande guerra do OE (+o problema da alimentação nas creches)

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia

O El País publicou uma entrevista com Felipe González, onde o fundador do PSOE não poupa ninguém - muito menos o líder do seu partido e o Podemos (que classifica como "leninismo 3.0"). González diz que “nem o PP nem o PSOE devem impedir que o outro governe”. Como não há ali nada igual ao que tem dito Pedro Sánchez, a situação entre os socialistas espanhóis não deve estar fácil. A síntese está aqui (com link para o original).

A Suécia anunciou a expulsão de 80.000 migrantes. O ministro do Interior da Suécia anunciou que vai expulsar dezenas de milhares de migrantes que chegaram ao país em 2015, mascujo pedido de asilo foi rejeitado. Mais um problema na crise.

Um novo recorde para o Facebook. Os resultados do último trimestre de 2015 mostraram que o smartphone e tablet já valem 12 mil milhões de euros em publicidade para a gigante das redes sociais.

Três jogos e três derrotas. É verdade que não tinha nada a perder, mas o F.C. Porto perdeu na mesma - na Taça da Liga contra o Feirense, onde Peseiro experimentou um 4-4-2 losango. "Para a próxima, talvez dê jeito treinar a nova tática durante mais tempo", sugere o Diogo Pombo.
 
Informação relevante
A grande guerra do Orçamento começou. De Bruxelas veio uma carta para o Governo, pedindo explicações sobre o pouco esforço orçamental previsto para este ano - e com o aviso de que Portugal pode ser obrigado a refazer o OE.  A resposta do Governo terá que seguir até amanhã - mas António Costa deixou claro que não tenciona mexer nas contas (pelo menos para já).
Porém, a "confiança" do PM não tem espelho na direção do PS. Porfírio Silva disparou"É perfeitamente possível que Bruxelas esteja a tentar tramar o Governo português". Também os partidos à esquerda querem Costa a bater o pé a Bruxelas como os grandes (leia-se, os países da UE que já tiveram puxões de orelhas semelhantes - mas só um igual - ao que foi foi dado a Lisboa).
Pelo meio, já vão três agências de rating a fazer numa avaliação cética do caminho socialista; a UTAO estuda o draft do OE; eAssunção Cristas dispara sobre o "acordar de um sonho rosa avermelhado" de Costa.
Com todos estes dados na mesa, o Nuno Martins fez um texto a explicar tudo bem explicadinho - incluindo o que quer Bruxelas, os avisos anteriores a Maria Luís e o que aconteceu em Espanha, Itália e França - o 'escudo' do PS : Afinal, este é um corte significativo ou poucochinho?

É neste cenário que Marcelo janta hoje com Costa - e almoça com Cavacopreparando o arranque da sua presidência, onde a primeira promulgação terá que ser o OE (razão tinha o DN, quando o disse há meses e Costa tentou negar). Marcelo que ontem recebeu este elogio exigente de Jorge Sampaio. E que ouviu o PCP a culpar o PS pela sua eleição.
Já Cavaco Silva, respondeu ontem às notícias sobre falta de transparência nas contas de Belém. E respondeu assim.

Do Governo vêm também novidadesmais contratações na Saúde, para compensar o regresso às 35 horas (não era "sem custos adicionais?); uma subida das propinas (veremos o que dizem desta notícia do Económico o PCP e BE); e a anulação de vários concursos para dirigentes do Estado lançados por Passos (na manchete do Público).

Muitas notícias também da bancaO BPI apresentou o seu regresso aos lucros (bons números, os de 2015) e anunciou terrejeitado a proposta de Isabel dos Santos pelo BFA. Fernando Ulrich ainda deu a bênção à compra do Banif pelo Santander.
Também o Santander apresentou bons resultados (embora muito à custa de venda de dívida pública) e falou de "situações inesperadas" no balanço do Banif  (está tudo aqui).
Precisamente sobre o Banif, temos uma data para o arranque da comissão de inquérito - e é já para a semana.
Por fim, ficou esclarecido o mistério do pedido de suspensão das ações do BCP. Foi isto.

Na 'vida real', interessante conhecer a nova geração dos Alfa Pendular que a CP ontem apresentou. Saber também que em Lisboa só há 5 radares a funcionar; e que a Câmara da capital embargou as obras nos restaurantes em Belém, à beira mar.

E ainda o futebol - com três más notícias para o Sporting.Slimani pode ser suspenso vários jogos, um processo arquivadocontra o Benfica - e Carrillo, que pode estar a caminho de Madrid. Mas sempre há uma boa: um central vindo de Inglaterra.

Os nossos Especiais

Alimentação nas creches: acha mesmo que o seu filho come bem? Salsichas, rissois, croissants, mousse de chocolate. Se pensa estar perante uma festa de aniversário, engana-se. Estes alimentos fazem parte da ementa de muitas creches. Os pequenos gostam, mas não há nada de bom na 'ementa'. E alguém fiscaliza? A Cláudia Sebastião estreia-se no Observador com esta reportagem, que é bom ler para ficar atento. (Depois, mas só depois, aproveite para descobrir porque os filhos teimosos são os melhores - o nosso texto mais partilhado de ontem).

Novo medicamento: da ideia ao ensaio clínico, o que pode correr mal? A Vera Novais andou a falar com investigadores envolvidos no processo que leva uma molécula a ser transformada num medicamento novo. O objetivo? Conhecer o processo, as boas práticas e o que pode ter falhado no caso Bial.

No amor e no dinheiro vale tudo. Até inventar crimes falsos. Nos últimos três anos a Polícia Judiciária desvendou 128 casos de crimes que tinham sido, afinal, inventados. Mas o que leva alguém a inventar que foi vítima de um crime? A resposta é simples (mas os casos não): amor e dinheiro. A Sónia Simões voltou à nossa companhia - com uma bela história.
 
Notícias surpreendentes

Uma fotogaleria pode contar uma boa história. Neste caso, uma bela história. Ora veja, que vale mesmo a pena: Estas imagens não são de nenhum país da Europa. Era mesmo assim o Afeganistão antes dos talibãs.
E agora esta, na excelente rubrica ADN da Catarina Marques Rodrigues: Meninas, a vossa roupa não pode distrair os homens. Um senador dos EUA pediu às mulheres para não usarem saias curtas nem decotes para não haver "distrações". As mulheres não gostaram nada. A história conta-se assim.

Das modas para a sétima arte: Holy Hell! Um documentário gravado durante 22 anos desmascarou um guru. E conta o Hugo Tavares da Silva: "Este documentário de Will Allen foi gravado no interior de um culto religioso e passou no festival de Sundance. O guru, que outrora foi um ator porno, abusou de rapazes e obrigou mulheres a abortar." Uma história a ler aqui.

Hoje, estreia nas nossas salas de cinema um candidato a Óscar. “O Caso Spotlight” é um escândalo de primeira página, uma previsível mas eficaz crónica da investigação jornalística a um caso de abuso de menores por padres de Boston. O Eurico de Barros dá-lhe 3 estrelas. Se preferir a agenda de concertos, há nove nas recomendações do Pedro Esteves.

O 360º já vai longo, pelo que me fico por aqui. O Observador continuará atento às notícias do dia, sempre a pensar como acrescentar-lhe informação e reflexão. Passe por cá, a qualquer hora, esteja onde estiver. Estaremos de braços abertos.

Mantenha o sorriso da manhã, tenha um bom dia de trabalho.
Ate amanhã!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário