quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

FÓRMULA MATEMÁTICA PERMITE DESCOBRIR SE UMA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO É OU NÃO REAL


 
Há teorias da conspiração para todos os gostos e feitios – e agora há também,garante um físico da Universidade de Oxford, uma fórmula matemática que permite saber se são ou não reais.
David Robert Grimes, um investigador que se dedica habitualmente à temática do cancro, desenvolveu uma fórmula matemática que permite, diz, apurar se uma qualquer teoria da conspiração está certa ou errada.
Em entrevista ao site Live Science, o físico explicou como chegou a esta fórmula, notando que se debruçou sobre três conspirações divulgadas recentemente:
  • programa de vigilância da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA revelado em 2013, por Edward Snowden;
  • uma experiência com um tratamento à base de penicilina para a sífilis feito sem o conhecimento dos infectados que foi tornado público em 1972;
  • os supostos testes científicos forenses levados a cabo pelo FBI que levaram à detenção e execução de vários inocentes por crimes que não cometeram.
Grimes apurou que foram precisos, respectivamente, 6 anos, 25 anos e outros 6 anos para que cada uma das teorias fosse exposta.
Tendo estes dados presentes, o investigador avançoua para a análise a 4 teorias da conspiração que se mantêm vivas:
  • que a NASA inventou a aterragem na Lua em 1969;
  • que as mudanças climáticas provocadas pelo homem não são reais;
  • que as vacinas são inseguras;
  • que as empresas farmacêuticas estão a esconder do público curas para o cancro.
Grimes criou uma equação para chegar à probabilidade de duração destas teorias, caso se comprove que são mesmo falsas, considerando o número de pessoas envolvidas na manutenção do suposto segredo, a possibilidade de “fugas de informação” acidentais ou deliberadas e que esforços seria preciso empreender para manter tudo sob sigilo.
A seguir, o físico calculou o potencial sucesso das quatro conspirações, usando o “caso do melhor cenário” para os conspiradores, onde o menor número de pessoas envolvidas poderia divulgar as supostas maquinações.
O caso da aterragem na Lua tinha vantagem sobre os restantes, apurou Grimes, porque os que saberiam do segredo iriam morrendo ao longo do tempo.
Mas, mesmo assim, mentira nunca teria durado mais de 4 anos, alega, pelo que já se pode dizer que não passa de uma teoria da conspiração sem fundamento.
Já a mentira das mudanças climáticas “duraria aproximadamente 27 anos, se apenas cientistas estivessem envolvidos na conspiração, mas menos de 4 anos se envolvesse organismos científicos”, refere o investigador.
Quanto à conspiração da vacinação, Grimes prevê que poderá durar até 35 anos “se for confinada ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças e à Organização Mundial de Saúde”, mas que será revelada em apenas 3 anos e dois meses, caso as empresas farmacêuticas sejam coniventes.
Sobre a possível omissão de uma cura contra o cancro, mantida pelas principais farmacêuticas do mundo, seria desvendada ao cabo de três anos e três meses, diz o investigador.
Mas apesar dos seus cálculos, Grimes  sabe que “os verdadeiros crentes nunca mudarão a sua opinião”.
“Embora estas pessoas estejam ideológica e profundamente investidas numa dada narrativa, espero que este trabalho possa ajudar as pessoas mais racionais, que talvez tenham ouvido algumas alegações e queiram averiguar se são prováveis ou não”, diz o físico.
ZAP
http://zap.aeiou.pt/formula-matematica-permite-descobrir-se-uma-teoria-da-conspiracao-e-ou-nao-real-99057

Nenhum comentário:

Postar um comentário