Enquanto dormia
As presidenciais
Informação relevante
Na Indonésia, um ataque terrorista fez pelo sete mortos - três dos quais os autores do atentado. Às explosões seguiram-se tiroteios na Baixa da cidade. A contagem dos feridos ainda não está fechada, à hora que lhe envio este 360º - mas a nossa notícia está em atualização.
Uma avalanche nos Alpes franceses fez três mortos - sendo dois estudantes de um liceu. Segundo o Le Parisien, aresponsabilidade pelo acidente pode ser do professor de esqui, que levou o grupo para uma pista fechada ao público.
Putin garante ter uma vacina contra o Ébola. O Guardian conta, mesmo assim, que o presidente russo não deu detalhessobre a inovação russa.
O regresso de Friends. O elenco da popular série americana vai reunir-se no final deste mês, num programa que irá para o ar a 21 de fevereiro. A dúvida é se estarão mesmo todos.
O F.C. Porto salvou-se no último minuto - mas qualificou-se para as meias-finais da Taça de Portugal. A vitória ficou na luta de Helton, depois de uma segunda parte à Lopetegui.
Jorge Coelho animou Maria de Belém. Depois de vários dias sem qualquer entusiasmo, o Pai Natal mais pequeno do mundo ajudou, João Paulo II deu a bênção e Coelho arrasou a concorrência. O Miguel Santos explica.
SNAP sem pó na engrenagem. É independente, mas na estrada não parece. Não, Sampaio da Nóvoa não anda sozinho, bem pelo contrário. Quem o ajuda? Aqui é o João Pedro Pinchaque nos conta.
Já Marcelo, ouviu esta espécie de apoio: “Eu apoio o professor Marcelo Rebelo de Sousa, mas tenho uma discordância com ele”. No liveblog de ontem está o autor da frase - assim como o essencial do que se passou ontem, provavelmente o dia mais animado da campanha até aqui.
Por aqui, a penúltima das entrevistas do Observador foi a Paulo Morais. Diz que não é um justiceiro, que só almoçaria com Henrique Neto (entre os adversários) e acrescenta isto:"Demito um Governo que minta". Really?
Hoje deixo um convite para que entre na máquina do tempo. Ainda se lembra dos candidatos das primeiras campanhas presidenciais? Aqui estão 40 belas fotos que nos lembram como eles eram.
Nuno Melo anuncia hoje, ao meio dia, se é ou não candidato à liderança do CDS. Ontem esteve na RTP3, onde disse que ainda vai ter uma conversa "determinante" com Assunção Cristas (que deve falar hoje também). E o que disse Melo? O melhor é descobrir aqui.
Mário Centeno continua às voltas com as 35 horas. Ontem, o ministro recebeu os sindicatos (que mantêm a ameaça de greve), insistindo que a reversão não pode ter custos. As negociações seguem dentro de momentos.
No Estado, falta dinheiro para pagar os estágios. 223 jovens foram colocados na Justiça. Uns mudaram de casa e houve até quem trocasse o emprego por esta oportunidade. Mas só há verba para 55 estágios avançarem já. Os outros têm de esperar. A notícia é da Ana Suspiro.
Falando em dinheiro que falta, a UTAO fez as contas à dívida que o Estado terá que emitir para compensar a consolidação em ritmo lento que defende o novo Governo. Resultado: 11 mil milhões a mais, ao longo da legislatura. Hoje há uma emissão sindicada.
A outra dor de cabeça do ministro é a banca. Esta noite o Banco de Portugal antecipou prejuízos adicionais no Novo Banco; e revelou que existem 458 processos nos tribunais contra o BES.
Ontem, Carlos Costa ficou em posição incómoda, depois de o Governo o ter responsabilizado pela última solução para o Novo Banco. E de o BCE ter feito o mesmo.
Já no caso Banif, ontem tivemos uma esquerda unida no texto base para a comissão de inquérito; uma explicação tardia do PSD para o voto favorável que salvou a operação; e umachamada de Centeno e Carlos Costa à AR.
Permita-me, agora, que destaque uma notícia nossa: como 4 ex-administradores da PT tiraram o tapete a Bava e a Granadeiro. São quatro testemunhos comprometedores para as principais figuras da antiga PT de ex-administradores, que juram que os investimentos financeiros ruinosos no GES foram feitos nas suas costas. A história é do Luís Rosa.
A surpresa do dia foi, mesmo assim, esta: os patrões podem espiar mensagens privadas dos trabalhadores. A decisão - polémica, muito polémica - é do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
Noutro plano, os médicos estão a ser incentivados a quebrar o sigilo sobre violência doméstica, conta o DN.
No SNS há mais duas notícias a registar: a ordem ao presidente suspenso do INEM para não aparecer ao serviço (contada pelo JN e contestada pelo próprio ontem à noite, na TVI); e a intenção das Misericórdias de pedir indemnização ao Estado, pela reversão dos hospitais que lhe estavam atribuídos (notícia do Público).
Se conta com um dia doce, saiba que a Direção-Geral de Saúde quer reduzir os pacotinhos de açúcar a metade - para nos tratar da saúde, claro. É a manchete do Público.
Os nossos Especiais
Petróleo. Quem irá pestanejar primeiro: Putin ou Arábia Saudita? A Arábia Saudita não quer cortar a produção da OPEP sem acordo com países não-membros (com a Rússia à cabeça) que evite a ruína dos sauditas. O petróleo, que caiu abaixo de 30 dólares, poderá cair mais. Quem cede 1º? O Edgar Caetano olhou para os gráficos e relatórios, falou com quem sabe e dá as respostas possíveis para um dos grandes tema dos início do ano.
Conhece o fundo mais rentável de 2015? Adivinhe quem o recomendou. Pois é, foi o Observador - melhor dizendo, o nosso David Almas. A recomendação do BlackRock European Opportunities Extension, gerido em Londres, conduziu a ganhos de 26,18%, o máximo entre 3.349 produtos. E há também um fundo português entre os dez mais rentáveis. O melhor é ver quais são, certo?
Quem está “in” e quem está “out” nas Presidenciais norte-americanas. À beira dos dias decisivos na corrida à Casa Branca, há 13 pré-candidatos, 10 do lado republicano e três democratas. Mas a eleição de 8 de novembro ainda vai longe, há muito para debater, muitos fundos para angariar e Primárias para disputar. O Tiago Palma fez a síntese, para percebermos melhor o ponto de partida.
A livraria mais bela do mundo fez 110 anos. Que ninguém diga que o 13 é um número de azar. A 13 de janeiro de 1906 inaugurava-se a Livraria Lello. A Sara Otto Coelho fez a viagem ao passado, presente e futuro de um "templo às artes" com uma escadaria hipnotizante.
Notícias surpreendentes
Comecemos pelo que vai mudar no seu iPhone ou iPad. Vem aí um novo iOS e, entre as novidades, consta que teremos melhorias em algumas aplicações e um novo modo de funcionamento que promete trazer melhores noites de sono.Vamos descobrir os pormenores? É só clicar.
Para quem anda de smartphone na mão, segue mais uma ideia. É que nós fomos testar a “app” pós-Tinder - que ajuda a encontrar quem deixámos escapar no comboio, ou na fila do supermercado, promovendo o amor à primeira vista. E foi assim que aconteceu.
Amor à primeira vista foi o que aconteceu com esta casa (portuguesa, com certeza), que está a encantar meio mundo. Fica no Vale da Caniçada, no Gerês, é um projeto do ateliê Carvalho Araújo, e as suas imagens têm surgido com destaque em vários sites internacionais de arquitetura e design.O Tiago Pais explica porquê.
Hoje é também dia de prémios, ou seja de nomeações para os Óscares. Veremos ver se os escolhidos chegam perto destes 87.
By the way, já há nomeados para os piores do ano. E há na lista um filme que talvez tenha visto. Se for o caso, pode redimir-se com a estreia desta semana. O Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
É agora que me despeço, com a garantia fiável de que nos manteremos atentos e disponíveis, esteja onde estiver, para uma atualização de informação. Aqui.
O que lhe desejo é um dia feliz. De sorriso rasgado e com uma boa dose de pragmatismo.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Subscreva
as nossas Newsletters
Nenhum comentário:
Postar um comentário