segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

360º - A corrupção que mata e o filme renascido


360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia"O Renascido" venceu outra vez. Começa a ser um pouco repetitivo. Melhor filme. Melhor realizador. Melhor ator. E por aí adiante. O filme de Alejandro González Iñarritu, com Leonardo DiCaprio no papel principal, recebeu ontem à noite os principais Bafta, os prémios da Academia Britânica do Cinema e da Televisão (veja todos os vencedores aqui e as fotos da passadeira vermelha aqui). Os Óscares estão quase a chegar e DiCaprio já deve ter o discurso preparado.

Em Espanha, a corrupção faz mais vítimas políticas.Depois de as autoridades terem realizado buscas na sede regional do Partido Popular em Madrid, Esperanza Aguirre, presidente do PP madrileno e uma das principais figuras do partido, demitiu-se, dizendo não ter nada a ver com as suspeitas mas assumindo as suas responsabilidades politicas. Usou uma frase dramática: "A corrupção está a matar-nos". Rajoy está cada vez mais encostado a uma parede, avisa o El Mundo.

A Irlanda e nós. Os irlandeses estão em campanha eleitoral e o atual primeiro-ministro (à frente de uma coligação entre o Fine Gael e o Partido Trabalhista) tem falado sobre Portugal. Só coisas boas? Nem por isso. Enda Kenny diz que Portugal está a pagar um preço "horrível" pela instabilidade política e que a Irlanda não pretende seguir o nosso exemplo.

Foi um fim de semana de péssimo tempo, como saberá qualquer pessoa que tenha tentado sair de casa. Obalanço: um ciclista morreu, vários comboios pararam, inúmeras árvores caíram e houve barras encerradas. As coisas só vãomelhorar a partir de hoje.

Informação relevanteEsta semana, Portugal reembolsa aos investidores a última linha de obrigações do Tesouro aberta antes da chegada da troikaFoi uma última tentativa do Governo Sócrates de evitar o inevitável. O Edgar Caetano lembra quanto dinheiro é que esse "sucesso" nos custou. Se quiser saber o valor (mas pense bem: quer mesmo saber?), veja aqui.

Em entrevista ao Observador, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, explicou alguns detalhes do Orçamento - principalmente, claro, os aumentos de impostos. Memorize esta frase: "A tendência geral da consolidação orçamental não se fará pelo aumento da receita fiscal até porque as possibilidades estão em grande parte esgotadas".

Talvez seja verdade, mas o PCP acha que este Orçamento ainda deixa escapar alguns contribuintes com mais rendimentos. Por isso, escreve a Helena Pereira, Jerónimo de Sousa quer apresentar algumas alterações ao documento. Tem três objetivos. Um: criar um novo imposto sobre o património. Dois: aumentar a taxa adicional no IRS. Três: aumentar a contribuição sobre o setor energético.

Como parece que os comunistas (e mais algumas pessoas) ainda não perceberam totalmente as virtudes deste orçamento,António Costa vai esforçar-se mais. Este domingo, começou a divulgar vídeos curtos nos quais explica as opções do Governo. Através das partilhas nas redes sociais, talvez a mensagem chegue a Bruxelas.

Pelo menos, chegará à sede do PCP. E à do BE. E pode ser que contribua para tornar o casamento das esquerdas mais sólido. Aqui no Observador, influenciados pelo Dia dos Namorados, fomos recuperar as juras de amor envergonhadastrocadas pelos partidos que suportam o Governo.

No futebol, duas saídas. Depois das polémicas no jogo com o Arouca, Maicon vai apanhar ar no São Paulo. E Carlos Queiroz vai fazer o mesmo para fora do Irão. O português demitiu-se de seleccionador por achar que "não estão reunidas as condições"para levar a equipa ao campeonato do mundo.

O último debate entre os candidatos republicanos foi tãoagressivo que nem a família de Jeb Bush esteve a salvo.As primárias na Carolina do Sul são já a 20 de fevereiro e vão ser decisivas para se saber quem é que pode ir até ao fim na corrida à Casa Branca. Se quiser conhecer por dentro a residência oficial do Presidente americano sem precisar de se sujar numa campanha, só precisa de ler a pré-publicação do livro O Mundo Privado dos Presidentes dos Estados Unidos, que chega esta semana às livrarias portuguesas, da autoria de Kate Andersen Brower, correspondente da Bloomberg na Casa Branca.

Uma das mais importantes decisões do novo Presidente americano será a nomeação do substituto do juiz do Supremo Tribunal Antonin Scalia, que morreu este fim de semana. Quer dizer: essa será uma das mais importantes decisões do novo Presidente se - e só se - Barack Obama não a tomar antes. É a grande polémica do momento na política americana: afinal, quem deve fazer a nomeação? Percebe-se o calor do debate: os juízes do Supremo são nomeados de forma vitalícia e têm um poder imenso. O sucessor do muito conservador Antonin Scalia levará o tribunal mais para a direita ou mais para a esquerda.

Os nossos EspeciaisFoi um dos artigos do Observador mais lidos e partilhados durante o fim de semana. A Helena Pereira e o Miguel Santos foram tentar perceber porque é que se voltou a discutir a hipótese de regresso do Serviço Militar Obrigatório. E perguntam: quem tem medo do bicho papão?

Foi outro texto muito lido e muito comentado aqui no Observador. A pré-publicação do novo livro de Henrique Raposo, Alentejo Prometido (editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos), pôs as pessoas a pensar. É uma análise, que mistura dados estatísticos e memórias pessoais, às razões que fazem com que no Alentejo o suicídio seja visto como algo natural.

O primeiro-ministro manda e os jornalistas obedecem. Confrontado com as críticas ao aumento do imposto sobre os combustíveis, António Costa aconselhou os portugueses a usarem mais os transportes públicos. Mas será que essa opção é boa? Em Lisboa, o João Pedro Pincha foi de Telheiras ao Tagus Park; no Porto, a Sara Otto Coelho viajou entre Fânzeres e os Aliados. Como é que correu? Não muito bem.

Notícias surpreendentes
Passaram ontem, Dia de S. Valentim, exatamente 25 anos da estreia de "Silêncio dos Inocentes". O Bruno Vieira Amaral lembrou o canibal mais famoso do cinema - e todos os outros com que nos cruzámos ao longo da História.

Está com fome? Vai a Madrid? Se a sua resposta a estas duas perguntas é "sim" e "sim", então temos o artigo ideal para si. O El Mundo elegeu os melhores restaurantes de Madrid e o Tiago Pais mostra-lhe as fotos irresistíveis.

Em Paris, a preocupação por estes dias está menos nos restaurantes e mais na arqutectura. A Câmara Municipal lançou um concurso para "reinventar a cidade" e premiou 23 projetos arquitectónicos que pretendem transformar radicalmentevários lugares abandonados. As imagens são reveladoras.

A banda tinha editado o seu primeiro single em 2015 e acabara de participar num festival de música na Suécia.O grupo chamava-se Viola Beach, tinha quatro elementos e morreram todos, juntamente com o manager, quando o carro em que seguiam caiu de uma ponte. Aqui, pode ouvir uma das suas músicas.

Atenção, não tente isto em casa. Aliás, não tente isto em lado nenhum. Pensando bem, o melhor é nem ler o artigo, para não ter tentações. Se definir o seu iPhone ou iPad para uma determinada data (é melhor nem dizer qual é), o aparelho fica bloqueado. Permanentemente. Se se estiver a sentir aventureiro, vá ao artigo (mas eu aconselho-o veementemente a não o fazer).

Qual é a graça de comprar numa loja tudo já feito? Nenhuma, claro. Por isso, como explica a Sílvia Silva, o Do It Yourself está na moda em Portugal. Se gosta de trabalhos manuais, fique a conhecer os livros e cursos que o podem ajudar.

Se o único trabalho manual que lhe interessa é carregar no rato do computador ou no écrã do telemóvel, então venha ter connoscoaqui, onde tem sempre as últimas notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário