quinta-feira, 31 de março de 2016

360º -- As exigências do PSD a Passos (porque amanhã começa o Congresso)

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
O congresso do PSD começa amanhã em Espinho. 26 moções temáticas estarão em cima da mesa e são muitos os temas inesperados nas propostas dos militantes. Mas há também, em comum, uma exigência bem séria a Passos: as autárquicas de outubro de 2017 são para ganhar.

Paulo Rangel, em entrevista ao Público, também não poupa a liderança social-democrata do ex-primeiro-ministro: "Uma oposição mais agressiva já devia estar em marcha desde as presidenciais", diz ele.

Foi notícia do final da tarde. As Finanças anunciaram que o site do IRS, para quem entrega a declaração de impostos online, não suportava todos os "browsers" da internet, entre eles o Chrome, usado quase pela maioria dos portugueses. Mas há outras soluções. Ainda no IRS, hoje termina o prazopara reclamar despesas.

Hoje é inaugurada a nova cidade do futebol, a nova casa das seleções, o local onde Portugal vai preparar o Europeu de França. Antes da cerimónia oficial desta tarde, com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, fizemos uma visita. Fique a conhecer o novo quartel-general da FPF: tem três campos e meio, 2 ginásios, 11 balneários, 410 detetores de incêndio e 11 mil árvores. Cumpriu custos e prazos, mas há quem critique, diz a TSF
Outras notícias do futebol. No FC Porto, o CM (para assinantes) e o JN falam das comissões, pelas transferências de jogadores e outros negócios, pagas ao filho do presidente, Alexandre Pinto da Costa, que é empresário (as revelações são do site Football Leaks). No SportingBruno de Carvalho proibiu os empregados de usar encarnado, a cor do adversário Benfica. Mas será isso legal, questionou o DN (ainda sem link)?


Informação relevante
Há solução para os lesados do BES. Ou melhor, vai haver até maio. O memorando foi assinado, com pompa e circunstância, em S. Bento (pelo Governo, Banco de Portugal, CMVM, BES e lesados do mesmo) e prevê a solução que o governador do BdP sempre defendeu: o dinheiro sairá do BES mau e não do Novo Banco. Não se percebe percebe (ou percebe?) por isso o ar pesaroso de Carlos Costa no evento.

 
Do BES para o Novo Banco: António Costa admitiu a nacionalização. Foi o ponto mais forte do debate quinzenal: à insistência do PCP, o primeiro-ministro considerou o tema como “delicado”, mas disse que “ninguém pode fechar portas” a tal solução. O resumo da discussão política foi feito aqui.

O Novo Banco é também um dos elementos da "tempestade perfeita" que, segundo Luís Amado, levou à resolução do Banif. O ex-presidente não executivo do banco insular quebrou ontem o seu silêncio sobre o tema na Comissão de Inquérito. Hoje será a vez de António Varela, o ex-responsável pela supervisão do Banco de Portugal que se demitiu há um mês (acompanharemos em direto, como habitual).

Noutra temática, o Banco de Portugal cortou as previsões de crescimento económico para este ano e para o próximo. A economia deverá crescer agora 1,5% em 2016, o mesmo que no ano passado, quando a previsão anterior do BdP era de 1,7% e a do Governo é de 1,8%. 
Ao contrário dos últimos quatro anos, o preço dos manuais escolares não vai aumentar no próximo ano letivo. Também já a partir do ano 2016/2017 os alunos do 1.º ano vão ter manuais gratuitos. O anúncio do governo tem contudooposição (sem surpresa) da indústria livreira.
A acusação do caso Sócrates só deve estar pronta a 15 de setembro. A confirmação da data foi feita ontem pela Procuradoria-Geral da República, que mesmo assim deixou tudo em aberto: os prazos podem resvalar. Os advogados do ex-primeiro-ministro dizem ser "ilegal" e "ridículo".

Será que é desta que Espanha vai ter governo? Ontem o Podemos, em crise interna, deu um passo nesse sentido: numa reunião com o PSOE em que todos os timings, movimentos e poses foram ensaiados ao pormenor (conta o El Mundo), Iglesias disse a Sánchez que até abdicava de ser vice-Presidente para que ambos chegassem a um acordo governativo. Mas o socialista não abdica do Ciudadanos. E Rivera prefere eleições a que o Podemos possa governar. Rajoy, esse, espera.


Os nossos Especiais
Esta semana um egípcio desviou um avião para falar com a ex-mulher. Em 1980, um jovem português de 16 anos fez o mesmo porque queria fugir de casaA história insólita do nosso "piratinha do ar", recordada pela Elsa Araújo Rodrigues.

Nos últimos seis anos, 2549 agentes da PSP foram feridos em serviço. 32 tiveram que ser internados, entre eles os três baleados no tiroteio do bairro lisboeta da Ameixoeira, na terça-feira à noite. Só a sorte os salvou da morte. Os casos marcantes destes políciase como lhes sobreviveram, contados pela Sónia Simões.

No Brasil, o protagonista do momento é o PMDB (a par de Dilma e Lula). Mas qual é a importância deste partido, que parece dar cartas no jogo político brasileiro? O que significa a sua retirada de apoio ao governo que deixou a presidente mais frágil a uma impugnação? O Milton Cappelletti explica tudo em cinco infografias (mais uma). Até porque o pedido de impeachment de Dilma continua em discussão: "Sobram crimes", disse uma das promotoras da solução.
Notícias surpreendentes

Já alguma vez tinha reparado no tom azul-aço dos olhos de Hitler? É provável que não, porque só agora as novas técnicas permitiram dar cor às grandes fotos da História. Espreite estas 63, e olhe para o passado com outros tons.

Outro tipo de fotos, aquelas em que uma mulher pode ficar sempre bem (ou pelo menos melhor). Basta seguir estas dicas: são 20 poses ilustradas para imagens mais elegantes, naturais, informais e sexy.

Por falar em mulheres sexy, Jennifer Lopez a dobrar. A cantora permitiu que um humorista mandasse uma mensagem (algo intimista) do seu telemóvel para o ator Leonardo DiCaprio e a brincadeira foi hilariante. Talvez menos bem humorada, mas seguramente mais vantajosa financeiramente, foi a sua atuação privada, com Sting e Enrique Iglesias, num casamento luxuoso na Rússia. E o cachet nem deve ter sido problema: a cerimónia custou mil milhões de dólares.

Hoje é quinta e há estreias nas salas de cinema. O Eurico de Barros foi ver uma bela alternativa aos contos de fadas de Hollywood: "O Conto dos Contos", de Matteo Garrone, que filma três contos tradicionais napolitanos. E deu-lhe três sólidas estrelas. Se preferir, tem ainda estas quatro outras sugestões.

No Observador temos boas sugestões e boa informação. Passe por cá para se manter a par de toda a atualidade. Tudo faremos para que não se sinta defraudado.
 

Um bom dia, feliz e produtivo!
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário